BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 12 dez 2024 13:30 Data de Atualização: 12 dez 2024 17:22
Durante este semestre, nossa estudante do curso de bacharelado em Design do Câmpus Florianópolis, Luiza Antes de Salves, é uma das participantes do programa de intercâmbio do IFSC, o Propicie. Ao longo do seu intercâmbio, ela tem desenvolvido o projeto “Informatics and Electronics applied to Health Systems” no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, feito novas amizades, conhecido mais da culinária e cultura portuguesa, além de viajar para outras cidades e países.
Veja o relato sobre as experiências de intercâmbio da Luiza e quais foram suas experiências mais marcantes:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já faz 68 dias desde que saí do Brasil, e muita coisa mudou em mim. Durante esse tempo, vivi novas experiências, fiz novas amizades e realizei coisas pela primeira vez.
No final de setembro, fui com alguns amigos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, um passeio na natureza. Infelizmente, acabei machucando meu pé e precisei usar o seguro, mas no final deu tudo certo.
Provei francesinha pela primeira vez em um restaurante turístico e adorei tanto que já comi mais duas vezes em restaurantes locais próximos à faculdade. Também comi comida brasileira para matar a saudade.
Uma das melhores coisas do intercâmbio foi fazer amizades especiais. Fomos juntos a uma festa típica portuguesa, onde provamos comidas e assistimos a apresentações de dança e música. Exploramos brechós e lugares escondidos no Porto, provei bebidas que meus amigos da Hungria e da Polônia trouxeram e conhecemos vários outros pontos turísticos da cidade. Organizamos uma viagem para Braga; foi um desafio, pois estávamos em um grupo de 20 pessoas, mas nos divertimos muito. Provei um pastel de nata com sorvete lá e fiquei triste por não encontrar igual no Porto, pois estava muito bom. Também visitamos Fátima; apesar de a cidade ser pequena, fomos só meninas, e foi uma viagem tranquila e divertida. Em setembro, começamos uma tradição de pintar em aquarela todo dia 10 do mês em algum lugar no Porto, e sempre é muito divertido. Um dos nossos amigos já voltou para o seu país, e já sentimos o gostinho das despedidas que vêm por aí.
Ainda em outubro, aproveitei um dia de praia com direito a banho de mar, e acho que foi um dos meus dias favoritos aqui. Também tive uma noite com as minhas amigas que moram comigo, fizemos um jantar em que cada uma cozinhou algo do seu país. Eu preparei brigadeiros, e elas adoraram. Tivemos bons momentos juntas.
Na sexta-feira, farei minha primeira viagem sozinha pela Europa. Vou passar dois dias na Bélgica e um na França. No próximo final de semana, vou com a Sofia (outra intercambista do Propicie que veio para Portugal) para a Itália, e ainda espero ir para a Espanha no meu último final de semana aqui. Estou ansiosa e, ao mesmo tempo, um pouco nervosa, mas quero aproveitar cada momento que tenho aqui.
Sobre o projeto, a rotina não está indo como eu esperava, pois fico mais afastada do restante do pessoal e trabalho isolada. Mesmo assim, estou progredindo. Finalizei boa parte das telas do site e atualmente estou na fase de prototipagem, ajustando alguns detalhes enquanto aguardo feedback. Como ainda estou aprendendo sobre prototipagem, assisto vídeos para melhorar o processo.
No geral, é incrível criar laços tão especiais com pessoas que não sei quando verei de novo, mas que já têm um lugar guardado nas minhas memórias por tudo o que vivemos juntos. Conhecer pessoas de outros países e saber que você encontrou alguém que combina tanto com você do outro lado do mundo é uma sensação única. Já me acostumei a falar inglês todos os dias e começo a pensar que sentirei falta disso quando voltar. Esses meses têm sido uma mistura de autodescoberta, crescimento e aprendizado que levarei para a vida toda.