Tudo o que você precisa saber sobre o Calendário Acadêmico do IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 17 jul 2024 08:30 Data de Atualização: 17 jul 2024 09:58

Talvez você até já saiba disso, mas aqui no IFSC temos mais de um tipo de calendário acadêmico. O Calendário Acadêmico Unificado, o CAU, é definido pela reitoria e serve de diretriz para a elaboração dos Calendários Acadêmicos dos Câmpus, os CACs, que são definidos em cada uma das nossas unidades e são geralmente mais consultados pelos nossos estudantes quando estão com dúvidas sobre alguma data importante.

A organização desses calendários é muito importante para o andamento de todas as atividades da nossa instituição, tanto as estudantis quanto as administrativas. Até porque cuidar de tantos câmpus diferentes requer muito planejamento! Porém, como tudo na vida, o planejamento nem sempre dá certo porque imprevistos acontecem, como a greve que ocorreu mais recentemente, ou até mesmo acontecimentos locais que afetam só os entornos de um câmpus.

Por isso, neste período que estamos vivendo de reposição de aulas e reorganização de calendários, separamos esse tempinho para te contar melhor sobre como funciona a criação e organização desses nossos calendários que guiam o dia a dia aqui no IFSC. Assim, você vai ter uma ideia do que esperar nos seus próximos meses aqui com a gente!

Como nasce um Calendário Acadêmico?

Como tudo em uma instituição de ensino como o IFSC, aquilo que fazemos é guiado pelas leis e diretrizes que orientam a educação nacional. Por isso, a organização dos nossos calendários começa na Lei nº 9.394, de dezembro de 1996, a famosa LDB, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e passa por diversas outras regulamentações nacionais e do próprio IFSC, como a Resolução do Conselho Superior nº 27/2009, que estabelece as diretrizes para a elaboração do nosso Calendário Acadêmico Unificado.

Considerando tudo isso, temos o objetivo de organizar 200 dias letivos por ano, 100 por semestre, ao longo de cada ano civil, ou seja, de 1 de janeiro a 31 de dezembro, levando em conta algumas regras como domingos não poderem ser dias letivos e todos os outros acontecimentos que devem se encaixar nesse período. Incluímos datas para todo o processo de ingresso, (desde os editais até dias de matrícula e início das aulas para o período de matrículas), para o período das tão merecidas férias (não só as dos estudantes quanto as dos professores também), para os eventos importantes (como o Sepei, o JIFSC, entre outros), e por aí vai.

Ah, e além de tudo isso, é sempre importantíssimo incluir as datas administrativas para que todos os processos por trás desses acontecimentos não se atropelem. É muita coisa para gerenciar, né? Por isso que no CAU são estabelecidas as datas limites para cada momento do ano e os CAC se ajustam a ele considerando as particularidades da região e demandas específicas dos câmpus.

Mas porque em cada câmpus é diferente?

Porque cada um dos nossos câmpus vive uma realidade um pouquinho diferente e que precisa ser adaptada, já que estamos em todos os cantos do Estado, oferecendo modalidades e cursos diferentes em cada um deles. Há também os feriados municipais para se considerar e até mesmo eventos climáticos que podem afetar os entornos de cada câmpus e a vida dos alunos em determinadas épocas do ano. Essa organização e maleabilidade é importante para que a vida estudantil esteja alinhada com o que acontece nas cidades onde o IFSC está. 🙂

Quais as datas mais importantes para os estudantes?

Quando você olha para essa imagem, talvez tenha até um pouquinho de tontura de tanta informação, né?


 

Mas calma, você não precisa memorizar todas as datas e pontinhos coloridos no CAC do seu câmpus! O que não quer dizer que não seja super legal saber de memória algumas delas, e não, não é só o início do recesso, viu?! Preparamos aqui uma listinha com as datas mais importantes para nossos estudantes:

  • Início e fim do período letivo e recesso escolar;
  • Datas de matrícula e rematrícula (para os cursos de matrícula por componente curricular, como graduações e pós, é super importante!);
  • Período de ajuste de matrícula (para todos os cursos é importante sempre checar se está tudo certinho e se é necessário fazer ajustes 😉);
  • Período de aproveitamento de unidade curricular (quando o estudante já trabalhou/tem conhecimentos na área);
  • Períodos para transferências, retornos, trancamentos etc.;
  • Datas de inscrição dos cursos FIC (um curso de idiomas sempre cai bem no currículo, né?!);
  • Datas do Sepei e do JIFSC.

Claro que há outras datas que podem interessar cada estudante particularmente. Então, nossa recomendação é sempre verificar no início do ano ou no período de férias como será o próximo semestre letivo. É comum que os coordenadores de curso enviem lembretes dos momentos mais essenciais, como dia de rematrícula, por exemplo. Mas é sempre bom criar o hábito de saber o que está acontecendo no câmpus para não correr o risco de perder datas importantes!

-> Não sabe o que é um curso FIC? A gente te explica

O que pode fazer os calendários mudarem?

Não é comum que os calendários, mesmo os CAC, mudem no meio do caminho. Isso porque a maior parte dos imprevistos que podem acontecer e tomar dias letivos tendem a não tomar dias o bastante para causar um impacto muito grande, e os calendários estão preparados para acomodar isso em algum sábado letivo ou contraturno, por exemplo.

Porém, há situações em que as atividades são interrompidas por um período muito longo, como em greves com grande adesão dos servidores e a pandemia de Covid-19, por exemplo. Nesses casos, o Conselho Superior (Consup) analisa e delibera a necessidade ou não da suspensão do calendário e, quando for o caso, delega ao colegiado de cada câmpus essa decisão.

Recentemente o CAU passou por um período de suspensão, no qual o período letivo e as datas administrativas entraram em pausa. Nesse espaço de tempo entre os dias 20 de maio e 27 de junho, apenas atividades tidas como essenciais aconteceram aqui no IFSC. Essa suspensão aconteceu em decorrência do movimento de greve do Sinasefe, sindicato que representa os servidores do IFSC.

Com muitos dos nossos servidores em greve, o Consup aprovou essa suspensão diante da dificuldade de manutenção das aulas naquele período. Mas essa não foi a única vez que isso aconteceu no IFSC. Em 2020, devido à pandemia do Covid-19, alguns CAC também foram suspensos, embora o CAU tenha sido mantido, mas em todo o IFSC as atividades acadêmicas presenciais foram paralisadas.

Mas vale lembrar que essa não é a regra, e na verdade não é algo muito comum. Dito isso, sempre que há algo que interrompe nossas atividades aqui no IFSC, assim que elas são retomadas tudo é reorganizado para que os dias letivos (200 ao longo do ano, lembra?) sejam repostos e, o mais importante, que nossos alunos não percam conteúdo por causa disso!

-> O que é o Conselho Superior? Quais são as funções desse colegiado?

Então como ficam os calendários de 2024 e 2025?

Levando em consideração a necessidade de repor os dias de suspensão de calendário e que cada câmpus tem uma realidade específica para fazer essa adaptação, o Consup aprovou diretrizes para esse ajuste em cada CAC.

De acordo com a Resolução Consup n.º 96, de 08 de Julho de 2024, os câmpus estarão excepcionalmente desvinculados do calendário unificado até 2026, o que dá certa autonomia para que os semestres de 2024.1, 2024.2, 2025.1 e 2025.2 se adaptem à realidade de cada câmpus. Porém, algumas coisas são comuns a todos eles:

  • Não deve haver período letivo entre 24 de dezembro de 2024 e 15 de janeiro de 2025;
  • A modalidade das aulas oferecidas durante a reposição deve seguir o Projeto Pedagógico do Curso em questão, ou seja, apenas naquelas disciplinas que já preveem horas a distância elas poderão ser oferecidas como hora atividade;
  • O semestre letivo 2024.1 deverá ser concluído até 14 de setembro de 2024;
  • O semestre letivo 2024.2 deverá ser concluído até 24 de março de 2025;
  • O início do semestre letivo 2025.1 deverá iniciar até 07 de abril de 2025;
  • O semestre letivo 2025.2 deverá ser concluído até 23 de dezembro de 2025;
  • Deverá haver um período máximo de duas semanas para a virada entre os semestres letivos 2024.1 e 2024.2, entre os anos letivos 2024 e 2025 e entre os semestres letivos 2025.1 e 2025.2, quando acontecerão as rematrículas.

É bastante coisa, né? Mas não se preocupe em memorizar isso tudo, basta acompanhar as notícias do seu câmpus para acompanhar como ficará o CAC que seu curso seguirá. E uma coisa é certa: todo o conteúdo programado para as unidades curriculares do seu curso, independente de qual curso você faz, serão repostas, viu? 🙂

Com quem eu tiro dúvidas sobre o calendário?

Se você não entendeu muito bem como acontecerá a reposição ou até mesmo não entendeu muito bem ainda como ler o calendário acadêmico do seu curso, não se preocupe! Procure, no seu câmpus ou por e-mail, a secretaria acadêmica ou registro acadêmico, ou até mesmo seu coordenador de curso. Eles poderão te explicar como funciona no caso específico do seu curso.

E, é claro, se tiver outras dúvidas sobre o seu curso ou sobre o IFSC, você pode sempre falar com a gente!

-> Confira o nosso Portal do Aluno
-> Apoio aos alunos: entenda o trabalho das coordenadorias pedagógicas
-> Saiba com quem tirar suas dúvidas no IFSC

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC