Como a informação pode ajudar a conter uma pandemia?

IFSC VERIFICA Data de Publicação: 26 mai 2020 08:53 Data de Atualização: 20 mai 2024 15:09

Olá! Estamos felizes por apresentar a você o IFSC Verifica, uma ação de extensão que pretende contribuir para o esclarecimento sobre questões relacionadas à pandemia de Covid-19. 

Até dezembro, nossa equipe irá identificar as principais dúvidas dos nossos públicos sobre os mais variados aspectos da pandemia, buscando as respostas junto aos pesquisadores aqui mesmo do IFSC. A ideia é reconhecer, valorizar e aproveitar os saberes dos nossos docentes e técnicos, dando visibilidade ao conhecimento científico produzido pelos servidores da instituição. 

As questões que surgem quando se fala na pandemia de uma doença viral, como é o caso da Covid-19, num primeiro momento podem conduzir automaticamente à área da saúde. Mas muitas outras áreas do conhecimento podem ser acionadas para compreender a grande variedade de aspectos da pandemia, como a psicologia, a nutrição, a tecnologia da informação, a pedagogia, a química, a comunicação, as muitas engenharias, a biotecnologia, a estatística. É um imenso número de saberes contemplados no universo de formação dos nossos pesquisadores.
 

Como participar?

Semanalmente, iremos escolher uma questão enviada pelos nossos públicos por meio das mídias sociais oficiais do IFSC ou pelo e-mail do projeto (verifica@ifsc.edu.br). Não iremos identificar o autor da pergunta, até porque imaginamos que várias pessoas possam fazer encaminhamentos semelhantes – o que, inclusive, vai nos ajudar a perceber a relevância de cada tema.

Com a pergunta formulada, vamos acionar as fontes do IFSC dentro das especialidades necessárias para buscar uma resposta qualificada e clara. Essa resposta será publicada na página do IFSC Verifica, compondo um banco de informações que poderá ser consultado a qualquer momento, na medida em que as postagens se sucederem. 

Que tipos de questões serão respondidas?

Aqui no IFSC Verifica nossa expectativa não é apenas desmentir boatos ou denunciar conteúdo malicioso disseminado com intenção de tumultuar e confundir. Queremos também esclarecer questões que talvez pareçam simples, pueris, ou mesmo retomar aqueles temas que já podem ter sido abordados com bastante frequência, mas ainda despertam algum tipo de dúvida.

Perguntar sempre é válido!

Uso de máscaras, efetividade do álcool em gel, hábitos de higiene e limpeza, formas de contágio, orientações para o dia a dia; ou mesmo dúvidas mais técnicas sobre a forma como o vírus age no organismo, funcionamento de equipamentos hospitalares, fabricação de medicamentos; ou, ainda, questões amplas como os riscos do sentimento de solidão durante o isolamento social. 

Nós sempre vamos procurar diretrizes para responder às muitas questões sobre a pandemia de forma qualificada. Quando, eventualmente, não encontrarmos respostas dentro do IFSC, vamos recorrer a outras fontes, como universidades, institutos federais, instituições de pesquisa e organismos oficiais. O objetivo é encontrar informação qualificada, que parta de fontes confiáveis e devidamente identificadas.

Você já ouviu falar em fact-checking?

Nossa inspiração para o projeto IFSC Verifica vem da prática jornalística conhecida como fact-checking, ou checagem de fatos, que não é propriamente nova, mas vem ganhando visibilidade nos últimos anos.

O site independente FactCheck.org é reconhecido como a primeira iniciativa de fact-checking, lançado em 2003 pelo jornalista norte-americano Brooks Jackson. Com a escalada da desinformação e suas diversas manifestações – como as conhecidas “fake news” -, muitas outras organizações passaram a atuar com fact-checking, seja verificando a precisão das declarações de pessoas públicas (como chefes de estado, candidatos a cargos eletivos e lideranças políticas), seja desmentindo boatos e lendas urbanas que se disseminam pela internet.

No Brasil, algumas dessas iniciativas são o projeto Truco, a Agência Lupa, a Aos Fatos e o projeto Comprova. No âmbito global e voltada especificamente para o cenário da Covid-19, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou há alguns dias o projeto Verified, que vai atuar especificamente no combate à desinformação sobre a pandemia de coronavírus, por meio de newsletter para assinantes.

São duas pandemias para combater, então vamos lá

Convidamos você a compartilhar conosco suas inquietações e nos comprometemos a buscar respostas confiáveis, qualificadas e o mais precisas possível. A informação é uma das armas para acabar com essa pandemia – e de quebra vamos contribuir também para enfrentar outra pandemia grave e desafiadora, que é a da desinformação. Venha conosco!

Acompanhe o projeto

Se quiser receber nossas postagens por e-mail, basta cadastrar seu endereço neste link.

IFSC VERIFICA NEWS