Quem pode estudar no IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 13 jul 2022 09:23 Data de Atualização: 27 jul 2022 11:15

A gente costuma dizer que o IFSC é pra todo mundo.

Isso porque temos tipos de cursos que podem ser feitos por pessoas de diferentes idades e formações. Para deixar mais claro, neste post vamos explicar os pré-requisitos dos nossos cursos, ou seja, as condições que você precisa preencher para poder se matricular no IFSC.

Primeiro ponto: ninguém é velho demais para estudar no IFSC.  Alguns cursos de qualificação vão trazer uma idade mínima para uma pessoa poder se candidatar, mas idade máxima não existe.

Vamos explicar abaixo o que é preciso ter para poder se candidatar aos nossos cursos, mas é claro que, para estudar aqui de fato é preciso ser selecionado nos processos seletivos. Por isso, não basta só se inscrever.

-> Entenda todas as etapas do nosso processo de ingresso

Muito importante: os pré-requisitos dos cursos sempre são detalhados no edital, que é o documento que publicamos no nosso site para informar que estamos com inscrições abertas. Por isso, é fundamental que você leia o edital do processo seletivo do qual quer participar.

-> Afinal, o que é um edital?
-> Quer estudar no IFSC? A gente te ajuda a ler o edital.

Vamos explicar agora os pré-requisitos por tipo de curso:

Cursos de qualificação profissional

Os cursos de qualificação profissional são os que também chamamos carinhosamente de FIC, que é a sigla de Formação Inicial e Continuada. Esse tipo de curso é indicado para quem deseja atualizar conhecimentos em sua área de atuação, para quem quer se reinserir no mercado de trabalho ou aprender e aprimorar um segundo idioma. 

-> Veja mais detalhes sobre o que é um curso FIC ou de qualificação?
-> Conheça os cursos de qualificação oferecidos em cada câmpus

Não temos como dar uma resposta padrão dizendo quem pode fazer nossos cursos de qualificação porque depende de cada curso. Temos cursos em que basta ser alfabetizado e ter mais de 16 anos. Outros já exigem mais pré-requisitos como Ensino Fundamental ou Ensino Médio Completo. Portanto, para saber se você pode ou não fazer um curso de qualificação é preciso conferir o pré-requisito no edital sempre que estivermos com inscrições abertas. 

⚠ Inclusive, neste momento, estamos com inscrições abertas até 27 de julho para dezenas de cursos de qualificação profissional e idiomas em 21 cidades de SC. Clique aqui para ver as vagas disponíveis e como se inscrever.

Cursos de idiomas

Dentro dos cursos de qualificação, temos os cursos de idiomas oferecidos por alguns câmpus - dependendo do câmpus podem ser ofertados cursos de inglês, espanhol, francês, português para estrangeiros e Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras). No caso desses cursos, alguns estabelecem idade mínima de 14 ou 16 anos para poder se inscrever. Além disso, se você já tem algum conhecimento do idioma e não quer iniciar o nível básico, pode fazer um teste de nivelamento para ver qual nível do curso você pode fazer.

Para saber quem pode se inscrever em cada curso de idioma é preciso conferir o edital.

Cursos técnicos

Temos três tipos de cursos técnicos e cada um deles tem um pré-requisito diferente. 

- Curso técnico integrado ao Ensino Médio: tipo de oferta de curso técnico em que a formação geral se dá de forma integrada à formação profissional, na mesma instituição de ensino (também o chamamos de Ensino Médio Técnico), ou seja, você faz o curso técnico e o Ensino Médio no IFSC.

- Curso técnico concomitante ao Ensino Médio: tipo de oferta de curso técnico em que a formação geral se dá de forma concomitante à formação profissional, em instituições de ensino distintas, ou seja, você faz um curso técnico no IFSC enquanto faz o Ensino Médio em outra instituição de ensino.

- Curso técnico subsequente ao Ensino Médio: tipo de oferta de curso técnico destinada a quem já tenha concluído o ensino médio.

Arte explicando a diferença dos cursos técnicos do IFSC

-> Se quiser entender melhor a diferença entre nossos cursos técnicos, clique aqui

A escolha do curso técnico vai depender primeiro da sua formação. O curso técnico subsequente, por exemplo, só pode ser feito por quem já concluiu o Ensino Médio. Se você já possui o Ensino Fundamental completo, pode fazer o Ensino Médio junto com um curso técnico no que chamamos de curso técnico integrado ao Ensino Médio.

Para ingressar no curso técnico concomitante, é preciso ingressar ao mesmo tempo no Ensino Médio ou já estar cursando em outra instituição de ensino. O candidato com o Ensino Médio completo não pode realizar matrícula em curso técnico concomitante do IFSC.

Depois de identificar qual tipo de curso você pode fazer de acordo com sua formação, aí você pode escolher a área do curso conforme suas preferências, mercado de trabalho e oferta próxima de casa. 

-> Aplicativo do MEC ajuda a escolher o curso técnico de acordo com o perfil de interesse
-> Veja os cursos técnicos disponíveis no IFSC

Cursos de graduação

Aqui no IFSC temos três tipos de graduação: cursos de bacharelado, de licenciatura e os superiores de tecnologia. Já detalhamos as diferenças entre eles neste post.

Arte explicando a diferença dos cursos de graduação do IFSC

Em todos eles você sai com o mesmo tipo de diploma e, para cursá-los, você precisa ter concluído o Ensino Médio até a data de matrícula. 

Em alguns cursos de graduação do IFSC, a seleção é apenas pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC, o Sisu, e, portanto, para se inscrever você precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Para outros cursos, é possível ingressar tanto pelo Sisu quanto pelo Vestibular - para quem pretende ingressar em uma graduação em 2023, o vestibular será unificado com a UFSC.

-> Veja as opções de cursos de graduação do IFSC

Cursos de pós-graduação

Oferecemos dois tipos de pós-graduação que, como o nome mesmo diz, podem ser feitos por quem já concluiu um curso de graduação.

A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização, geralmente voltados ao mercado de trabalho. Já a pós-graduação stricto sensu são os programas de mestrado e doutorado. Aqui no IFSC, por enquanto, só oferecemos mestrados profissionais.

Arte explicando as diferenças entre os cursos de pós-graduação

-> Entenda melhor a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu
-> Veja os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSC

Cursos Proeja

Para quem não conseguiu concluir seus estudos na idade regular, aqui no IFSC oferecemos a possibilidade de finalizar o Ensino Fundamental ou Ensino Médio junto com um curso de qualificação profissional ou um curso técnico. Isso é possível graças ao que chamamos de cursos Proeja, que são os cursos voltados à educação de jovens e adultos articulados à educação profissional.

-> Veja mais detalhes dos cursos Proeja e a história de quem teve a vida transformada por esses cursos

Veja as modalidades de Proeja oferecidas no IFSC e quem pode fazer:

Arte explicando as modalidades de cursos Proeja do IFSC

-> Conheça as opções de cursos Proeja do IFSC

E tem mais

Pessoas que já estudam em outros lugares também podem vir estudar aqui. Além do processo de transferência interna - que é para estudantes do IFSC que queiram mudar de curso aqui dentro -, temos o processo de transferência externa.

Para transferência externa, podem se inscrever alunos regularmente matriculados (que frequentam ou que estão com matrícula trancada) em cursos técnicos ou de graduação de outras instituições de ensino públicas ou particulares.

-> Veja os editais disponíveis de transferências e retornos 

E se você já concluiu um curso no IFSC ou em outra instituição de ensino, também pode voltar a estudar aqui. É o que chamamos retorno de egresso em que podem se inscrever candidatos com diplomas reconhecidos pelo MEC para retorno a curso técnico subsequente ou curso de graduação.

Quadro explicando quem pode participar do processo de transferência e retorno

-> Entenda melhor o processo de transferência e retorno do IFSC

Quando falamos também em quem pode estudar aqui, precisamos lembrar que temos um Sistema de Cotas para nossos cursos técnicos e de graduação em que metade das vagas são reservadas para quem estudou em escola pública brasileira e, dentro dessas, há as cotas raciais e para pessoas com deficiência

-> Entenda como funciona nosso sistema de cota
-> Faça nosso quiz para saber se você pode se inscrever pelo Sistema de Cotas

E mais três informações importantes

1⃣ É possível fazer mais de um curso no IFSC - veja como

2⃣ Estrangeiros também podem estudar no IFSC - veja a documentação necessária

3⃣ Se você não mora em uma das 20 cidades onde temos câmpus, pode fazer um dos nossos cursos a distância. Mas atenção: pode haver a necessidade de comparecimento presencial para avaliação ou algumas aulas. Essas informações sempre estão descritas no edital.

Pronto!

🗓 Agora que você já viu quais cursos do IFSC pode fazer, é só acompanhar nosso calendário de ingresso para não perder a inscrição no nosso processo seletivo.

✔ Se você achou muita informação, calma! Criamos um teste para te ajudar a saber quais cursos do IFSC você pode fazer:

 

📧 Se desejar, deixe seu e-mail no nosso cadastro de interesse para receber um aviso quando estivermos com inscrições abertas para o curso que deseja fazer.

Além de saber quem pode estudar no IFSC, clique aqui para ver como isso pode ser feito.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC