BLOG DO IFSC Data de Publicação: 04 dez 2019 07:32 Data de Atualização: 15 mai 2024 18:36
A dúvida que não quer calar! Você já deve ter visto textos nossos aqui no site em que escrevemos câmpus e pensou: “Que feio! Uma instituição de ensino escrevendo errado!”
Já recebemos alguns e-mails ou comentários nas mídias socias nos corrigindo. É verdade que ninguém está livre de erros e podemos cometer algum deslize de vez em quando. Mas, em relação à grafia da palavra câmpus – deste jeito mesmo com acento –, não estamos fazendo errado.
A explicação está no nosso Manual de Redação, lançado em 2016:
O IFSC opta pelo aportuguesamento da palavra “câmpus”, tanto no singular quanto no plural, sem grafia em itálico e sem a variação “campi” para o plural. Embora alguns dicionários ainda considerem esse vocábulo uma palavra estrangeira (latina), a Diretoria de Comunicação do IFSC se posiciona a favor de seu uso em língua portuguesa, uma vez que se trata de uma palavra bastante recorrente em nossos textos institucionais. A decisão tem como principal base a nota lexicológica da professora Enilde Faulstich, da Universidade de Brasília (UnB), que argumenta que o uso do termo “câmpus” para o singular e para o plural “está perfeitamente de acordo com os cânones da gramática moderna”. A escolha por utilizar o acento circunflexo segue o paradigma de outras palavras terminadas em -us, já aportuguesadas, como vírus, bônus, ônibus, que são escritas da mesma forma no plural (os vírus, os bônus, os ônibus).
Portanto, escrever câmpus está correto.
Várias instituições ainda usam campus e campi e aí você precisa seguir a grafia usada por cada uma.
E se você ficou surpreso(a) por termos um Manual de Redação, saiba que é apenas um dos documentos que foi feito a partir da nossa Política de Comunicação. Sim, temos um documento que norteia a forma do IFSC se comunicar com seus públicos e seria muito legal se todos os nossos servidores o lessem e se alunos e comunidade em geral soubessem da sua existência.
Agora que você leu este post, você já sabe! ;)
Clique aqui para acessar nossa Política de Comunicação.
Se você gostou, compartilhe este post.
Assine o blog
Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.