Clube de Leitura do IFSC

Clube de Leitura do IFSC

Durante o ano de 2022 os Clubes de Leitura do IFSC e da Udesc uniram esforços e estão realizando seus encontros em conjunto.

Criado em 2020 e idealizado pela bibliotecária Karla Viviane Garcia Moraes (DIREN - Reitoria), o Clube de Leitura do IFSC iniciou suas atividades como um projeto voltado para os servidores da Reitoria. Em setembro do mesmo ano, os encontros foram abertos para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa também.

O Clube de Leitura Sem Censura da Udesc, idealizado pelo bibliotecário Orestes Trevisol Neto, da Biblioteca Central (BC), foi criado em 2019 com a proposta de incentivar o gosto pela leitura e pela reflexão crítica.

Com reuniões mensais, este espaço objetiva a troca de percepções e de visões sobre os temas abordados no livro do mês.

Quando? Toda última segunda-feira de cada mês, às 19h30

Onde? Online pela plataforma Teams.

Quanto? Gratuito.

Quem pode participar? O Clube é aberto para toda a comunidade! Basta se inscrever que você receberá o link do encontro.

Faça sua inscrição nos encontros do seu interesse!

  • 29 de abril - "Os sofrimentos do Jovem Werther", de Johann Wolfgang von Goethe - Inscreva-se aqui!
    Narra a história de um jovem sensível chamado Werther, que se apaixona perdidamente por Charlotte, uma mulher comprometida. Incapaz de lidar com seus sentimentos não correspondidos, Werther mergulha em um profundo sofrimento emocional que o leva à beira da loucura e à tragédia. A obra explora temas como amor não correspondido, desespero e a luta interna entre razão e emoção.
  • 27 de maio - "Sidarta", de Hermann Hesse - Inscreva-se aqui!
    Narrativa envolvente que segue a jornada espiritual de um jovem príncipe indiano chamado Sidarta. Insatisfeito com a vida de luxo e conforto no palácio, Sidarta embarca em uma busca pela verdadeira essência da existência. Esta obra atemporal explora os temas da busca interior, autoconhecimento e realização espiritual
     
  • 24 de junho- "Estela sem Deus", de Jeferson Tenório - Inscreva-se aqui! 
    Jeferson Tenório, autor brasileiro que teve recentemente suas obras censuradas, relata a jornada de Estela, uma jovem negra em busca de identidade e pertencimento. Enfrentando as adversidades da pobreza e do racismo, Estela desafia as expectativas da sociedade contemporânea enquanto luta por sua própria voz e dignidade. Nesta obra, Tenório oferece uma reflexão poderosa sobre as realidades cruas da vida urbana e as lutas persistentes por justiça e autoafirmação.
     
  • 29 de julho - "Flores para Algernon", de Daniel Keyes - Inscreva-se aqui!
    Daniel Keyes nos conduz pela jornada emocional de Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual que passa por uma cirurgia experimental para aumentar sua inteligência. À medida que sua mente se expande, Charlie enfrenta desafios sociais e emocionais, ao mesmo tempo em que questiona o significado da inteligência e da própria humanidade. Esta narrativa comovente e reflexiva nos leva a uma profunda reflexão sobre a natureza da mente e do coração humano.
  • 26 de agosto - "O escaravelho do diabo", de Lúcia Machado de Almeida - Inscreva-se aqui!
    Obra da saudosa Série Vagalume, narra uma série de de assassinatos que abala a tranquila cidade de Vale das Flores, deixando a população em pânico. Os crimes, marcados pela presença de um escaravelho deixado junto às vítimas, intrigam o jovem Alberto, que decide investigar por conta própria. A narrativa envolvente acompanha as reviravoltas e mistérios enquanto Alberto busca desvendar a identidade do misterioso assassino antes que ele ataque novamente.
  • 30 de setembro - "Olhos D’água", de Conceição Evaristo - Inscreva-se aqui! 
    Coletânea de contos que mergulha nas vidas das mulheres negras brasileiras, revelando suas lutas, dores e resistências em meio à pobreza e discriminação. Evaristo retrata histórias marcadas pela violência, solidão e injustiça social, mas também pela força, esperança e amor. Cada conto é um retrato da realidade de mulheres marginalizadas, explorando temas como racismo, machismo e desigualdade, em uma obra que emociona e provoca reflexões profundas sobre a condição humana.
  • 29 de outubro - "Floresta é o nome do mundo", de Ursula K.Le Guin - Inscreva-se aqui! 
    Em "Floresta é o Nome do Mundo", Ursula K. Le Guin nos transporta para um mundo distópico onde a humanidade vive em equilíbrio com a natureza, renunciando à tecnologia avançada. A história segue o jovem Zove em sua jornada de autoconhecimento e descoberta, enquanto ele questiona os valores de sua sociedade e desafia as normas estabelecidas. Nesta narrativa envolvente e filosófica, Le Guin explora temas como a relação entre humanos e ambiente, a busca pela identidade e os dilemas éticos em um mundo em transformação.
  • 25 de novembro - "O declínio de um homem", de Osamu Dazai - Inscreva-se aqui!
    Em "O Declínio de um Homem", de Osamu Dazai, somos conduzidos pela história de Yozo, um jovem japonês alienado e atormentado por uma profunda sensação de inadequação. Através dos relatos sinceros e introspectivos do protagonista, testemunhamos sua batalha contra a depressão e sua busca por um sentido na vida. Dazai tece uma narrativa impactante sobre os dilemas existenciais, a fragilidade humana e a busca por identidade em meio às turbulências do pós-guerra no Japão.

 

Confira abaixo a programação dos anos anteriores:

 

2023

2022

2021

2020

Voltar ao Top

Voltar ao Topo