Mapa do Site

Equipes de competição

Equipes de competição

Uma disputa em que sempre se ganha conhecimento

Uma equipe de competição é uma iniciativa acadêmica em que um grupo de estudantes se organizam em um time com o objetivo de participar de competições de natureza acadêmica representando oficialmente a instituição. As equipes podem ser permanentes ou temporárias. O objetivo geral das equipes de competição é viabilizar a participação ativa de discentes e representação do IFSC em competições internas ou externas de natureza acadêmica e técnico-científica.

O IFSC conta com um regulamento das equipes de competição. O documento viabiliza a participação de estudantes e a representação do IFSC em competições internas ou externas de natureza acadêmica e técnico-científica, mesmo quando as equipes não têm projetos de pesquisa ou extensão vigentes pelos editais do IFSC. 

Acesse o regulamento das equipes de competição

Assista ao vídeo para ver como participar de uma equipe pode agregar conhecimento para a vida profissional:

Entenda melhor como funcionam as equipes de competição do IFSC neste post do Blog do IFSC

Quem pode participar de uma equipe de competição?

A participação nas equipes de competição é permitida a estudantes regularmente matriculados nos cursos do IFSC, servidores da instituição e interessados externos ao IFSC. A participação pode ser voluntária, com percepção de auxílio financeiro ou bolsa de ensino, pesquisa ou extensão ou como participação funcional.

Recomenda-se que os alunos de uma equipe sejam, preferencialmente, de cursos de diferentes níveis de ensino e de diferentes áreas do conhecimento. A participação nas atividades das equipes de competição pode ocorrer, inclusive, pela realização de diferentes atividades acadêmicas, como estágio, monitoria, trabalho, intercâmbio, dentre outras.

Como montar uma equipe de competição?

A criação de uma equipe de competição pode ser feita por iniciativa dos alunos ou de servidores. O importante é que a equipe seja formalizada por proposta a partir de preenchimento de formulário de credenciamento de equipes de competição.

Veja o Anexo I do regulamento das equipes de competição

Ao se pensar em uma equipe, é preciso definir:

- nome da equipe, nome do servidor coordenador e representante discente 
- área de atuação e competição da qual irá participar
- relação dos integrantes da equipe
- justificativa para a criação da equipe, destacando os aspectos acadêmicos e benefícios para a formação dos discentes envolvidos
- descrição das atividades a serem desenvolvidas em termos de ensino, pesquisa e
extensão, destacando as perspectivas de ações de extensão na sociedade
- descrição da infraestrutura disponível para a realização das atividades da equipe, quando for o caso.

As equipes de competição podem ter envolvimento de alunos e servidores de um ou
mais câmpus do IFSC. A coordenação da equipe de competição deverá ser realizada por um servidor pertencente ao quadro permanente do IFSC, com o apoio de um representante discente regularmente matriculado nos cursos do IFSC.

Após preencher esse formulário, os responsáveis pela equipe devem enviar a proposta de criação para a Diretoria/Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente do câmpus. 

Equipes de competição do IFSC

Atualmente,  o IFSC tem oito equipes de competição em diferentes áreas:

- Grupo de Foguetes (Câmpus Gaspar)
- FRC5800 - Magic Island Robotisc Team (Câmpus Florianópolis)
- Zênite Solar (Câmpus Florianópolis)
- Atlas E. Racing (Câmpus Florianópolis)
- EV-IFSC (Câmpus Florianópolis)
- Equipe de Drones (Câmpus Florianópolis)
- Gralha Azul Aerodesign (Câmpus Lages)
- Leão Baja (Câmpus Lages)

Conheça melhor nossas equipes de competição neste posts do Blog do IFSC

Dúvidas

Entre em contato com a Diretoria/Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente do seu câmpus ou então mande uma mensagem para.a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pelo e-mail pesquisa@ifsc.edu.br ou pelo (48) 3877-9052imagem do whatsapp

Voltar ao Top

Voltar ao Topo