Política de Comunicação
Política de Comunicação - 2ª edição
A Política de Comunicação é o conjunto de princípios, diretrizes e estratégias que objetivam orientar, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento de uma organização com os seus diversos públicos estratégicos. É uma das políticas de gestão do IFSC, ou seja, trata das posturas quanto às diferentes temáticas que devem ser desenvolvidas na instituição, de acordo com sua missão, visão e valores.
Enquanto instituição pública, o IFSC pauta sua Política de Comunicação nos princípios da comunicação pública, aqui entendida como aquela que assume a perspectiva cidadã, envolvendo temas de interesse público ou coletivo. Está relacionada ao diálogo permanente, à informação e ao relacionamento cotidiano entre as instituições públicas e o cidadão.
Resolução Consup nº 68, de 30 de novembro de 2022
Texto completo em PDF
- Prefácio - Wilson Bueno
- A comunicação como instrumento estratégico de gestão: conceitos e pressupostos
- Capítulo 1 - Gestão estratégica da comunicação
- Capítulo 2 - Públicos estratégicos
- Capítulo 3 - Campanhas de comunicação
- Capítulo 4 - Canais de relacionamento
- Capítulo 5 - Comunicação inclusiva
- Capítulo 6 - Fontes do IFSC e relacionamento com os meios de comunicação
- Capítulo 7 - Comunicação e divulgação científica
- Capítulo 8 - Gestão profissional de eventos
- Considerações finais
- Referências
- Ficha Técnica
Manuais e documentos de orientação da Política de Comunicação
- Banco de Fontes
- Calendário de Eventos
- Guia do Servidor do IFSC (em atualização)
- Inventário de canais institucionais de comunicação
- Manual de Boas Práticas de Acessibilidade Digital (em desenvolvimento)
- Manual de Campanha de Comunicação (em desenvolvimento)
- Manual de Editoração
- Manual de elaboração de Planos de Comunicação
- Manual de Gestão de Crises
- Manual da Marca IFSC
- Manual de Redação
- Manual de relacionamento com os meios de comunicação
- Manual Operacional para Eventos Promovidos pelo IFSC (em desenvolvimento)
- Manual para transmissões ao vivo
Histórico
A primeira edição da Política de Comunicação do IFSC foi lançada em 2013, em uma iniciativa pioneira na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Um dos pontos mais importantes da elaboração desta primeira edição - e que foi mantido em sua segunda edição - foi a sua construção coletiva. Dentro de uma cultura de debates e participação como a do IFSC, acredita-se que essa seja a melhor maneira para que se reconheça a comunicação como elemento estratégico para o funcionamento da instituição e para a legitimação das diretrizes que dela surgirão.
Clique aqui para acessar a primeira edição da Política de Comunicação do IFSC
Abaixo estão disponíveis os manuais elaborados a partir dessa primeira edição.