Manual esclarece dúvidas sobre o Enade para estudantes de licenciatura do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 10 set 2024 10:15 Data de Atualização: 20 set 2024 18:22

A partir de 2024, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será anual para os cursos de licenciatura. Para os demais cursos de graduação - bacharelado e superior de tecnologia - a aplicação do exame continua a cada três anos. A mudança foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste ano. Para explicar as mudanças e esclarecer possíveis dúvidas dos estudantes dos cursos de licenciatura, a Procuradoria Educacional Institucional do IFSC lançou o Manual Enade das Licenciaturas.

Acesse aqui o manual

Criado para avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas do Brasil, o Enade é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aprimorar os processos de avaliação dos cursos de formação de professores. “Nesse contexto, as principais mudanças envolvem as matrizes de referência e o formato das provas, que passarão a focar mais na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”, explica a procuradora educacional institucional Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho. 

Conheça os cursos de licenciatura do IFSC

Para os estudantes dos cursos de licenciatura, o exame agora conta com dois processos avaliativos: a Avaliação Teórica (AT), conhecida como Prova Enade, e a Avaliação da Prática (AP). Outra mudança é que a parte de Formação Geral que havia na prova dos cursos de licenciaturas foi substituída por Formação Geral Docente. “A Avaliação Prática refere-se à avaliação do Estágio Supervisionado que, este ano, servirá apenas como diagnóstico da formação prática dos futuros professores, mas, posteriormente, será incorporada aos cálculos dos indicadores institucionais”, detalha Margarete.

Confira o edital da edição de 2024 do Enade das Licenciaturas

Quem deve fazer o Enade

No caso dos cursos de licenciatura, agora, existem três categorias de estudantes participantes: ingressantes, concluintes e habilitados para a Avaliação Teórica e/ou concluintes e habilitados para Avaliação da Prática. Concluintes habilitados a participar do exame são aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2024; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025.

De acordo com Margarete, no caso dos alunos que tiveram calendário acadêmico afetado em decorrência da greve dos servidores deste ano serão considerados prazos e critérios específicos. Estudantes que teriam condição de colar grau até 31 de agosto de 2024, mas tiveram o calendário acadêmico afetado e tem nova previsão de colar grau até 31 de outubro de 2024 serão considerados como não habilitados ao Enade das Licenciaturas, estando automaticamente em situação regular junto ao Exame.

Os alunos ingressantes - aqueles que iniciaram o curso em 2024 e têm de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2024 - deverão ser inscritos pela coordenação do curso para a realização do Enade, mas, apesar de estarem incluídos no rol de estudantes habilitados, os ingressantes estão dispensados das demais etapas. “Nossos estudantes devem prestar atenção, pois é possível estar habilitado para mais de uma modalidade de participação no Enade, ou seja, um estudante pode ser considerado concluinte habilitado para a Avaliação Teórica e, ao mesmo tempo, estar habilitado para a Avaliação da Prática, caso esteja realizando estágio de regência no segundo semestre de 2024 ou no primeiro semestre de 2025”, destaca Margarete.

Para quem se enquadra em uma dessas categorias, fazer o Enade é obrigatório. Caso o estudante não faça a prova, a situação de regularidade em relação a esta obrigação é registrada no histórico escolar do estudante e isso pode impedi-lo de se formar - caso não tenha solicitado dispensa e justificado a ausência.

Edição de 2024

A edição de 2024 do Enade avaliará somente cursos de licenciatura das áreas de: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química. A procuradora educacional do IFSC explica que, alguns cursos, por não possuírem Diretrizes Curriculares Nacionais específicas ou não apresentarem representatividade mínima em nível nacional, não são avaliados pelo Enade. “Assim, sua avaliação é realizada in loco, a cada três anos, por Comissão designada pelo Inep”, esclarece.

Os cursos do IFSC que farão Enade este ano são os seguintes: Licenciatura em Física (câmpus Araranguá e Jaraguá do Sul-Centro), Licenciatura em Matemática EaD (Câmpus Tubarão), Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Português/Libras (Câmpus Palhoça Bilíngue) e Licenciatura em Química (câmpus Criciúma e São José). A realização da prova (Avaliação Teórica) será em 24 de novembro nas cidades onde os cursos são oferecidos. Os locais da prova ainda serão divulgados pelo Inep.

Já a Avaliação Prática será realizada em dois períodos -  segundo semestre de 2024 ou primeiro semestre de 2025 - para ajustar o calendário aos períodos de estágio curricular obrigatório das instituições de ensino. Para fazer a Avaliação da Prática, os estudantes deverão preencher um questionário até 23 de novembro pelo Sistema Enade. Mais informações no edital.

Conceitos do IFSC

O último Conceito Preliminar de Curso (CPC) das licenciaturas foi calculado em 2021. O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade, em cada área, e considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens. O conceito varia dentro de uma escala de 1 a 5, sendo que 1 indica a pior qualidade e 5 a melhor qualidade.

Confira abaixo o desempenho dos cursos do IFSC:

Blog do IFSC: Como funcionam as avaliações dos cursos do IFSC

Todas as informações do Enade para cursos de licenciatura estão detalhadas neste manual. Em caso de dúvidas, os estudantes podem procurar a coordenação do seu curso ou entrar em contato com a Procuradoria Educacional Institucional pelo e-mail procuradoria.educacional@ifsc.edu.br. 

INSTITUCIONAL