Mestrado
Viticultura e Enologia
Câmpus Urupema
O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é uma parceria entre o IFSC e o IFRS. Tem como objetivo oferecer um curso no qual os profissionais que atuam no setor vitivinícola possam aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação, para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.
Tem como área de concentração o Desenvolvimento e Tecnologias em Vitivinicultura e as seguintes linhas de pesquisa: 1) Tecnologias em viticultura e enologia e 2) Desenvolvimento e sustentabilidade na vitivinicultura.
Mercado de trabalho
Ensino, pesquisa e atuação profissional no setor vitivinícola.
Pré-requisitos
Profissionais graduados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, que estejam atuando no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola.
Como entrar nesse curso?
Informações
Número de vagas | Carga horária | Turno | Duração |
---|---|---|---|
7 | 360 | Matutino | 24 meses |
-
Número de vagas
7
-
Carga horária
360
-
Turno
Matutino
-
Duração
24 meses
Infraestrutura
O Programa de Pós-graduação em Viticultura e Enologia possui a seguinte infraestrutura:
- Laboratório de análise físico-química de alimentos.
- Laboratório de Análise Sensorial.
- Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular.
- Casa de Vegetação.
- Laboratório de gastronomia.
- Laboratório Geral.
- Laboratório de frutas e hortaliças.
- Laboratório de microvinificação.
- Laboratório de Informática.
Matriz curricular
Projeto pedagógico do curso
Resolução de aprovação da oferta do curso
Projetos de pesquisa e extensão
Para conhecer os projetos desenvolvidos pelo Mestrado Profissional de Viticultura e Enologia, clique aqui.
Certificação
Ao final do curso o aluno será certificado como Mestre em Viticultura e Enologia - Área de Concentração da Capes: Interdisciplinar.
Contato
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Roberto Dobler Stroschein
E-mail: ppgve.urp@ifsc.edu.br
Whatsapp Business: (49) 3236-3122
Endereço: Rua do Conhecimento, S/N, Urupema - SC, 88625-000
Acesse aqui a página do Programa de Pós-graduação em Viticultura e Enologia
Corpo Docente
Profa. Dra. Ana Carolina Moura de Sena Aquino
Doutora em Ciência dos Alimentos (UFSC, 2015)
Docente Permanente do PPGVE
E-mail: ana.carolina@ifsc.edu.br
Currículo Lattes
Profa. Dra. Carolina Pretto Panceri
Doutora em Ciência dos Alimentos (UFSC, 2017)
Docente Permanente do PPGVE
E-mail: carolina.panceri@ifsc.edu.br
Currículo Lattes
Profa. Dra. Janice Regina Gmach Bortoli
Doutora em Produção Vegetal (UDESC, 2015)
Docente Colaborador do PPGVE
E-mail: janice.regina@ifsc.edu.br
Currículo Lattes
Prof. Dr. Marcos Roberto Dobler Stroschein
Doutor em Ciência do Solo (UFRGS, 2011)
Docente Permanente do PPGVE
E-mail: marcos.stroschein@ifsc.edu.br
Currículo Lattes
Prof. Dr. Rogério de Oliveira Anese
Doutor em Agronomia (UFSM, 2017)
Docente Permanente do PPGVE
E-mail: rogerio.anese@ifsc.edu.br
Currículo Lattes
Profa. Dra. Stefany Grutzmann Arcari
Doutora em Ciência dos Alimentos (UNICAMP, 2016)
Docente Colaborador do PPGVE
E-mail: stefany.arcari@ifsc.edu.br
Currículo Lattes
Prof. Dr. Tiago Henrique de Paula Alvarenga
Doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 2018)
Docente Permanente do PPGVE
E-mail: tiago.alvarenga@ifsc.edu.br
Currículo Lattes
Outras informações
Linhas de Pesquisa
Área de Concentração:
Desenvolvimento e tecnologias em vitivinicultura:
O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia em forma associativa tem como área de concentração Desenvolvimento e Tecnologias em Vitivinicultura considerando as tendências do setor vitivinícola no que se refere aos impactos socioeconômicos e ambientais da cadeia produtiva, além das novas tecnologias existentes ou em implantação que permitem melhores resultados no cultivo da uva e produção de vinhos e que possam contribuir para o desenvolvimento regional e para que o Brasil possa ser mais competitivo na oferta de vinhos ao mercado nacional e internacional.
O PPGVE fomentará ainda mais o estabelecimento de espaços projetados para proporcionar condições favoráveis para que a inovação tecnológica sobrevenha. Desta forma, servirá como uma forma de impulsionar o desenvolvimento e o estabelecimento de laboratórios e centros de inovação, startup e spin-offs, espaços compartilhados e cooperados, com enfoque na inovação, favorecendo investimentos do setor privado para com o desenvolvimento da inovação tecnológica dentro das instituições participantes do programa de Mestrado proposto. Todos os esforços preconizados no desenvolvimento técnico-científico terão um viés especial para a resolução de problemas que entravam a capacidade produtiva vitícola, de processos enológicos, de tecnologias aplicadas à cadeia vitivinícola, de processos gerenciais, por meio de pesquisas técnico-científicas inovadoras e voltadas à geração de informações, avanços no conhecimento e inovação tecnológica aplicadas aos sistemas agroindustriais sustentáveis, em particular à cadeia produtiva vitivinícola.
Linha de Pesquisa 1:
Tecnologias em viticultura e enologia:
Linha de pesquisa que contempla projetos associados com as técnicas e manejo do vinhedo, produção e qualificação da uva produzida, técnicas e processos de vinificação, mecanização e tecnologia de aplicação e viticultura de precisão, direcionado às necessidades, aos entraves e à solução de problemas relacionados à cadeia vitivinícola. Esta linha trabalha com desafios na busca de qualidade para a uva e o vinho, através de pesquisas com monitoramento de áreas de produção com análise de curvas de maturação e qualidade da uva, manejo integrado para combater insetos e ácaros, sistemas de condução e adequação de cepas, qualidade e tratamento de mudas, entre outros.
Linha de Pesquisa 2:
Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura:
Linha de pesquisa com abordagem nas questões de gestão e sustentabilidade no setor vitivinícola, contemplando arranjos institucionais, estratégia e competitividade, levando em consideração os desafios produtivos e seus impactos junto ao meio ambiente. Esta linha atua na identificação de soluções para os problemas de competitividade do vinho brasileiro, novos processos de comunicação e marketing, identificação de terroirs, contaminação do solo, implantação e manejo de uvas orgânicas, entre outros.
Defesas
Para conhecer as defesas e as produções bibliográfiacas e tecnológicas de nossos egressos, clique aqui.
Página atualizada em: 29-01-2024 15:45:21
Mestrado
Um mergulho no mundo da pesquisa científica
Os cursos de pós-graduação stricto sensu, que no caso do IFSC são ofertados em nível de Mestrado, são cursos presenciais com alto nível de excelência voltados a quem deseja aprimoramento profissional e acadêmico em determinada área. O aluno de mestrado desevolve uma pesquisa científica com a orientação de um professor doutor; no final do curso os resultados do trabalho são apresentados na forma de dissertação para uma banca examinadora.
Para ingressar no curso, o candidato deve possuir Ensino Superior completo e/ou experiência prática na área do curso. A seleção dos candidatos é realizada por meio de análise curricular e documental.
A duração média dos cursos varia entre um e dois anos. Ao final do curso, é conferido ao aluno o diploma de mestre, que o torna apto a lecionar em cursos de nível superior.
Como se inscrever
Para saber o período de inscrições dos cursos, acesse o calendário de inscrições.
Se desejar, deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.
-
Não existem cursos com os critérios selecionados.