IFSC participa do 7º encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) em Natal (RN) e será sede do próximo encontro em 2025

ENSINO Data de Publicação: 06 dez 2024 14:51 Data de Atualização: 06 dez 2024 15:04

Entre os dias 25 e 28 de novembro, uma comitiva composta por 22 servidoras e servidores dos câmpus e da Reitoria do IFSC, além de  quatro servidoras do IFC, participou do 7º Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal de Educação, que aconteceu na cidade de Natal (RN). A participação dos representantes do IFSC no encontro visou a formação dos servidores, objetivo que faz parte do plano de trabalho do Projeto EJA-EPT Técnico, com recursos do Bolsa Formação.

Os Encontros Nacionais da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal de Educação acontecem anualmente, desde 2018, e são organizados por um coletivo de servidoras e servidores de diferentes Institutos Federais, que militam em defesa da Educação de Jovens e Adultos. 

O encontro aprofundou os debates sobre a EJA-EPT na Rede Federal de Educação e proporcionou momentos de trocas de experiências, entre elas, as mesas de estudantes. Neste ano, o estudante Lucas Eltermann, Câmpus Florianópolis-Continente, compôs uma das mesas. Ele compartilhou a sua experiência como estudante EJA do IFSC e relatou as mudanças vivenciadas em sua vida.

Para Lucas, “Ter participado do encontro foi uma experiência maravilhosa e muito gratificante. Eu estava bem nervoso de participar de uma mesa, mas consegui transmitir minha mensagem. Eu acho que estamos em um caminho bem legal de participação nesses encontros e penso que os estudantes precisam continuar participando desses momentos de trocas de experiências com outros estudantes e com professores e técnicos, para entender o que cada instituição necessita e o que podemos fazer para avançar.”

O Encontro foi marcado por outros dois importantes momentos: o primeiro foi o lançamento das Diretrizes Indutoras da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal, elaborada por um GT, com representação de servidoras e servidores de vários Institutos Federais do país e coordenado pelo Fórum de Dirigentes de Ensino – FDE. O segundo foi o lançamento do Manifesto de Consolidação do coletivo Nacional da EJA-EPT da Rede Federal, que visa ampliar a participação e a mobilização coletiva em prol da defesa da EJA na Rede Federal de Educação.

Diretrizes curriculares

Os Rumos da Política da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em que foi apresentada as Diretrizes Curriculares da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal de Educação.

O Pró-reitor de ensino, Adriano Larentes da Silva, representante do FDE e coordenador do Grupo de Trabalho que elaborou as Diretrizes Curriculares da EJA-EPT da Rede Federal, considera que o encontro foi fundamental para o fortalecimento da EJA na Rede Federal, permitindo um olhar nacional sobre a modalidade e, ao mesmo tempo, estimulando a organização, a troca de experiências e reflexão teórica dos participantes. Segundo o pró-reitor, as diretrizes indutoras, apresentadas durante o evento, foram aprovadas nesta semana pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e agora deverão ser debatidas e implementadas em todas as instituições que fazem parte da rede federal. A expectativa, com este documento, é que a rede atinja os 10% do total da oferta, previstos pelo decreto 5.840/2006 e que possa avançar em diferentes outras aspectos relacionados à oferta, ao currículo integrado, ao acesso, permanência e êxito, à busca ativa, à formação pedagógica e à organização administrativa. 

A diretora de ensino do IFSC, Juliana Coelho de Melo, destacou a relevância da participação da instituição no VIII Encontro Nacional da EJA-EPT. O evento foi uma oportunidade para conhecer experiências de outros Institutos Federais em busca do fortalecimento da EJA-EPT e para ouvir relatos marcantes de estudantes de diversas regiões do país. Juliana ressaltou que o IFSC tem se destacado no fortalecimento da modalidade graças a iniciativas institucionais como a criação do Departamento de EJA e Ensino Técnico Integrado, a Política de EJA, o Documento Orientador da EJA e as diretrizes para o Plano de Ofertas de Cursos e Vagas (POCV)  que norteiam as ações institucionais. Entre as práticas apresentadas no encontro, os editais de busca ativa foram especialmente valorizados durante a sessão de relato de experiências. "Foi um momento significativo para troca de experiências e reafirmação do papel transformador da EJA-EPT em nossa instituição e sociedade”, afirmou.

Para Ivanir Ribeiro, chefe do Departamento de EJA e Ensino Técnico Integrado, que compõe a comissão organizadora dos encontros e fez parte do GT de construção das Diretrizes Curriculares da EJA-EPT da Rede Federal e da construção do manifesto  de Consolidação do Coletivo Nacional da EJA-EPT da Rede Federal, “o VII Encontro representou um avanço muito importante para o fortalecimento da EJA integrada à Educação Profissional na Rede Federal de Educação, ao apresentar as Diretrizes Curriculares para a EJA-EPT na rede federal e ao avançar na estruturação e formalização do coletivo nacional da EJA-EPT, ampliando seu escopo de atuação e conclamando outros servidores para comporem o coletivo. Essa organização possibilitará a união de forças para intensificar as ações em cada câmpus dos IFs e em diferentes frentes, para o fortalecimento da EJA na rede federal de educação. A apresentação das diretrizes foi um momento emocionante para quem se engajou na construção deste documento, idealizado em 2018.”

No encontro foi anunciado, ainda, que o IFSC, em parceria com o IFC, sediará, no segundo semestre de 2025, o 8º Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal de Educação.  “Sediar o encontro nacional da EJA-EPT (Proeja) será um grande desafio, pois receberemos pessoas dos Institutos Federais de todo o país. Mas esperamos realizar um lindo encontro, de grandes aprendizados para que possamos avançar cada vez mais na construção da EJA-EPT na Rede Federal”, destaca Ivanir.
 

 

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