CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 08 nov 2017 15:01 Data de Atualização: 25 nov 2020 16:04
O projeto de extensão “Curso de preparação para gestantes e casais grávidos” do Câmpus Florianópolis está com inscrições abertas para a primeira turma. A participação é gratuita e a grávida pode levar um acompanhante (que não precisa ser o pai da criança, mas quem deve acompanhá-la na hora do parto).
O curso será coordenado por Juliana Monguilhott, enfermeira obstétrica e professora do curso técnico em Enfermagem do câmpus. “Antes de vir para o IFSC, trabalhei muitos anos na área. E, na minha pesquisa de doutorado, percebi que temos em Florianópolis apenas dois grupos gratuitos de acompanhamento de gestantes. Um é o Mamaflora, que são encontros quinzenais, mas abertos a todos, não apenas às grávidas, e outro é o Hospital Universitário, que tem esse formato só para pais e acompanhantes, o qual pretendemos seguir por enquanto. Durante minha pesquisa de doutorado, percebi que esse grupo de pais do HU sempre lotava e ficava com uma lista de espera, então foi crescendo a ideia de trazer mais uma opção”, relata Juliana.
Segundo ela, alguns centros de saúde municipais também oferecem o serviço, mas em horário comercial. “Percebi que havia um problema de adesão por conta disso e, por isso, decidimos fazer o nosso projeto à noite”.
O curso será focado em questões médicas, biológicas e fisiológicas, visando preparar a mulher e o acompanhante para o pré, o parto e o pós-parto. “Por exemplo, visto que o Brasil é, infelizmente, o país campeão na taxa de cesáreas, geralmente por medo, falta de informação e pela mulher não saber os seus direitos, uma das coisas que vamos trabalhar é saber exatamente em qual momento a mulher deve ir ao hospital após o começo do trabalho de parto, para evitar procedimentos desnecessários”, explica a enfermeira.
A primeira turma terá quatro encontros (dias 10 e 17 de novembro e 1 e 8 de dezembro), das 18h30min às 21h30min, no IFSC Câmpus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950). A ideia é de que as reuniões sejam dinâmicas, com uma breve apresentação sobre o tema escolhido e debate, perguntas e troca de ideias entre os participantes. Uma segunda turma será aberta em dezembro.