O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 08 set 2021 09:31 Data de Atualização: 24 jan 2023 08:29

Você já deve ter visto por aí a expressão pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. Aqui no IFSC oferecemos as duas opções. Mas qual a diferença  entre elas e qual é a melhor para você?

É o que explicamos no post desta semana!

Lato ou stricto sensu

Vamos começar do básico, a nomenclatura: a pós-graduação lato sensu, ou sentido amplo, compreende programas de especialização, geralmente voltados ao mercado de trabalho. Esse tipo de  curso tem duração mínima de 360 horas e, ao final, o aluno obtém um certificado. Já a pós-graduação stricto sensu, ou sentido estrito, são os programas de mestrado e doutorado. O acadêmico que cursa uma pós-graduação stricto sensu recebe um diploma ao final, sendo que o programa de mestrado dura em média dois anos e o de doutorado, quatro.

Quadro explicando a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu

-> Veja a definição do Ministério da Educação para lato e stricto sensu

Qual é a diferença entre mestrado profissional e acadêmico?

É importante mencionar que existem ainda mestrados profissionais e mestrados "acadêmicos". O primeiro enfatiza estudos e técnicas voltadas ao alto nível de qualificação profissional, enquanto o segundo é voltado à pesquisa acadêmica e à docência. Os alunos que cursam o mestrado podem dar sequência ao estudo no doutorado, quando têm por objetivo a docência ou a pesquisa.    

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Todos que tenham concluído um curso de graduação ou superior de tecnologia (também conhecido por tecnólogo ou como graduação tecnológica), que também possuem reconhecimento de nível superior, podem fazer uma pós-graduação do tipo especialização ou mestrado. Importante lembrar que fazer apenas curso técnico (ainda que subsequente ao ensino médio) não qualifica o aluno para cursar uma pós-graduação. 

Para fazer um doutorado, usualmente é exigido que já se tenha um diploma de mestrado. Existem casos específicos em que se pode fazer um doutorado sem ter feito o mestrado antes, mas depende de cada curso.

-> Da qualificação profissional à pós-graduação: entenda o que são os itinerários formativos no IFSC

Além das exigências de formação, pode ser que o curso que você quer fazer também tenha a exigência de alguma experiência profissional na área, especialmente para os cursos de pós-graduação lato sensu (especializações). Nestes casos, sempre estará indicado no edital de vagas abertas quais as exigências para fazer aquele curso.

Posso fazer uma pós que não seja na minha área de formação na graduação?

Sim. Tanto as pós-graduações lato sensu quanto as stricto sensu podem ser feitas por alunos de outras áreas de formação. É importante só verificar as exigências de cada curso no edital de abertura de vagas, para ver se você cumpre todos os pré-requisitos exigidos para o curso.

Quais pós-graduações o IFSC oferece?

Aqui no IFSC você pode cursar pós-graduações lato e também stricto sensu. A instituição oferece cursos de especialização e mestrados profissionais em diferentes áreas, todos voltados à área técnica, ou seja, ao mercado de trabalho.  

-> Acesse o Guia de Cursos do IFSC e veja os cursos de pós-graduação disponíveis

O período de inscrições para os cursos de pós-graduação do IFSC depende do calendário de cada curso. 

-> Se quiser ser informado quando estivermos com inscrições abertas para nossos cursos de pós-graduação, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse

Como escolher? Posso fazer as duas?

Na hora de escolher a pós-graduação é importante levar em consideração qual é o seu objetivo. A pós-graduação lato sensu ou especialização tende a ser mais generalista e abrangente, já o mestrado profissional ou pós-graduação stricto sensu é focado em alguma área da profissão, oferecendo um aprofundamento maior naquele campo.

Veja no vídeo abaixo a explicação da coordenadora de pós-graduação do IFSC, Christina Martinez Hipólito:


Vale lembrar que é possível fazer ambas e que não há uma ordem obrigatória, tampouco um momento específico na carreira. É possível cursar para iniciar a vida profissional assim como para a atualização depois de algum tempo já trabalhando no mercado. O interessante é sempre observar a grade curricular para verificar se o curso atenderá os objetivos pretendidos pelo aluno.  

Faça uma pós-graduação no IFSC

Se quiser fazer um curso de pós-graduação no IFSC, acompanhe nosso calendário de inscrições. Lembre-se de cadastrar seu e-mail para lhe avisarmos sempre que estivermos com inscrições abertas.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.