O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC divulga resultado do concurso de melhores vinhos e sucos do Planalto Norte

EVENTOS Data de Publicação: 26 nov 2021 17:36 Data de Atualização: 26 nov 2021 18:13

A segunda edição do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense já tem vencedores. A divulgação e premiação dos três campeões das quatro categorias em disputa – suco de uva, vinho tinto, vinho branco e vinho rosé – aconteceram na tarde desta sexta-feira (26), no encerramento do IV Encontro Regional da Cultura da Videira, promovido pela Epagri e realizado na Câmara de Vereadores de Canoinhas.

Os produtores vencedores de cada categoria foram Elizeu Ulrich (suco de uva), Eduardo Irineu Novak (vinho tinto), Família Heiden (vinho branco) e Ernani Diegel Pfeiffer (vinho rosé). No total, o concurso recebeu 47 amostras de bebidas produzidas em onze municípios da região. A análise sensorial foi realizada no dia 17 de novembro, por um comitê de avaliação composto por enólogos, agrônomos e consumidores.

Realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com Epagri e Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas, o concurso tem os objetivos de premiar e estimular a elaboração de vinhos e sucos de boa qualidade, além de divulgar a produção de vinhos e sucos e integrar os produtores do Planalto Norte.

“Pra nós, é gratificante ver nosso produto sendo destaque, porque é um trabalho que vem sendo bem feito. O vinho demanda muitos cuidados na sua elaboração, e o concurso nos indica que estamos no caminho certo”, comemora Eduardo Novak, vencedor na categoria vinho tinto com uma amostra do que foi produzido pela família no Sítio Casa Dom Pedro.

Na primeira edição do concurso, em 2019, a família havia ficado em segundo lugar na mesma categoria e no suco de uva, com amostras inscritas pelo pai, Irineu Novak. Faz 26 anos que a família produz uvas em Canoinhas, mas a comercialização do produto in natura e das bebidas produzidas pela Casa Dom Pedro começou somente há sete anos, em 2014.

Segundo Eduardo, a iniciativa de expandir a produção para venda é uma aposta de que a vitivinicultura pode ser uma alternativa viável para a agricultura familiar na região, apesar de ser uma cultura que demanda conhecimento e bastantes investimentos. E é na parte da qualificação que o IFSC entra. “Através das capacitações de elaboração de vinho e cultivo de uva, o Câmpus Canoinhas contribui muito com o produtor”, reconhece Eduardo.

O próprio concurso, por exemplo, é apenas uma parte de um projeto maior de análise das amostras recebidas. Na sequência, todos os produtores receberão relatórios individuais com os índices dos parâmetros avaliados na análise química realizada pelos pesquisadores do IFSC (densidade relativa, sólidos solúveis, grau Glucométrico, polifenóis totais, pH, acidez total, intensidade de cor e tonalidade de cor), comparação com os índices considerados ideais e sugestões e recomendações para melhoria da elaboração dos produtos.

Conforme o coordenador do concurso e professor do Câmpus Canoinhas, Douglas Würz, é nítida a evolução da qualidade dos produtos elaborados nos últimos anos. “Esta evolução é resultado de melhorias realizadas no sistema produtivo das uvas, de cuidados com o processamento da uva e do uso de técnicas adequadas após o envase da bebida também, como utilização de insumos enológicos e armazenamento correto”, justifica.

Classificação final

Suco de uva

  • 1 – Elizeu Ulrich (Mafra)
  • 2 – Alcir Freisleiben (Porto União)
  • 3 – Elenir Grein (Monte Castelo)

Vinho tinto

  • 1 – Eduardo Irineu Novak (Canoinhas)
  • 2 – Elisandro Scolaro (Porto União)
  • 3 – Antônio Juraczek (Porto União)

Vinho branco

  • 1 – Família Heiden – vinho seco (Campo Alegre)
  • 2 – Família Heiden – vinho suave (Campo Alegre)
  • 3 – Enguelbert Luiz Adam (Papanduva)

Vinho rosé

  • 1 – Ernani Diegel Pfeiffer (São Bento do Sul)
  • 2 – Sergio Gassner (São Bento do Sul)
  • 3 – Jackson Zartor (São Bento do Sul)
EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.