CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 26 set 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:22
A escadaria da entrada do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) virou um ringue de luta na noite desta quinta-feira (26). Mas na disputa não havia nada de violência. As armas foram a criatividade, o vocabulário e o ritmo. Foi assim que o duelo de MCs animou a plateia que acompanhou as rimas durante quase duas horas. A batalha integrou a programação do 12ºDidascálico – Mostra de Arte e Cultura do IFSC que termina nesta sexta-feira (27).
Seis participantes participaram da disputa feita no estilo freestyle rap, em que cada MC improvisa a letra na hora com a batida fornecida pelo DJ. A batalha do Didascálico era composta por dois rounds de 40 segundos para cada rapper. Se houvesse empate, um terceiro round era realizado. Durante esse tempo, os MCs tinham que atacar um ao outro, mas sem envolver ofensas preconceituosas ou à família. Ao final de cada round, o público presente escolhia o melhor.
O estudante do curso técnico integrado de Eletrotécnica do Câmpus Florianópolis, Felipe Bastiane, um dos organizadores do duelo de MCs, explica que a ideia de trazer a batalha para o Diascálico foi propor algo diferente. “Quisemos trazer a cultura do RAP para o pessoal conhecer”, disse.
Um dos competidores mais animados era Thiago dos Anjos, de 21 anos, conhecido como MC Japa, que já pratica esse estilo há seis anos. O MC explica que a batalhe exige ritmo e um preparo para fazer uma respiração correta. Outra habilidade exigida é a capacidade de criar rimas na hora. “O improviso é transformar o momento em música”, destaca Thiago.
Apesar de ser um dos finalistas, Japa perdeu a batalha final para o MC Akauan Brito. O jovem de 18 anos é técnico em informática e há dois anos já curte esse mundo do rap. Só no ano passado começou a participar de duelos, mas sua agilidade e rapidez lhe renderam o primeiro lugar na batalha de MCs do Didascálico do IFSC. “Procuro analisar bem o outro competidor e estudar suas características e roupas para usar isso na rima”, revelou após vencer o duelo final. Como prêmio, Akauan ganhou a gravação de um rap num estúdio da cidade.
Acompanhe aqui um dos rounds do duelo final entre MC Akauan e MC Japa e conheça melhor como funciona a batalha. Para ver fotos dessa e de outras atrações do 12ºDidascálico, acesse a página do Câmpus Florianópolis no Facebook.