CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 09 out 2019 15:52 Data de Atualização: 09 out 2019 16:14
Estudantes de Licenciatura em Química do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entregaram oficialmente nesta quarta (9) o novo laboratório de Ciências da escola estadual Joaquim Ramos. O laboratório foi reformulado pelos próprios estudantes, contemplados no edital de extensão Protagonismo Discente.
Durante todo o dia, os estudantes Giovanni Izé, Jussara Izé, Jordana Ramos, Anderson Kautzmann, Patrícia Colombo, Caroline Baldessar e Isabela Spilere, futuros professores de Química, realizaram experimentos e apresentaram a nova estrutura do laboratório aos alunos do Ensino Médio da escola. Os estudantes do IFSC estiveram acompanhados pelas professoras Carmine Acker e Naiane Mariano, de Química, e Gisélia Pereira, de Pedagogia.
O Protagonismo Discente é um projeto do IFSC para incentivar os estudantes a observar a realidade, identificar um problema e pensar em soluções. Jussara, Giovanni e Jordana foram contemplados no edital de 2018 e passaram mais de um ano trabalhando na revitalização do laboratório da escola Joaquim Ramos. Eles selecionaram as vidrarias que poderiam ser reaproveitadas, compraram novos reagentes e conseguiram doações para a construção de bancadas de tijolos, substituindo as velhas mesas de madeira, além de reformar as cortinas, instalar um quadro novo e uma nova tabela periódica.
O antes e o depois do laboratório de Ciências da Escola Joaquim Ramos
Com auxílio dos demais colegas, os estudantes do IFSC realizaram experimentos com as turmas de ensino médio da escola, atraindo a atenção para as chamas e reações químicas. “Fazendo Licenciatura em Química e começando com um projeto desses, é a melhor coisa. A gente vê que os alunos têm uma reação boa, se interessam mais quando veem alguma coisa legal”, diz Giovanni.
A escola estadual Joaquim Ramos atende mais de 550 estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e também do ensino médio.