AVISOS Data de Publicação: 27 mai 2022 11:38 Data de Atualização: 19 jul 2022 11:42
Diante da limitação de armazenamento que a Google Workplace impôs para instituições de ensino no ano passado, estudantes e servidores do IFSC que utilizam as contas institucionais do Google precisam adequar seus limites de armazenamento. A medida é necessária para que as contas do IFSC não ultrapassem o novo limite disponibilizado para toda a instituição, que é de 100 TB. Atualmente, alunos, bolsistas, estagiários e servidores têm acesso aos serviços do Google (como e-mail, google drive e google fotos) por meio de contas institucionais.
A Diretoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (DTIC) já limitou a capacidade de armazenamento dos alunos ativos (que são aqueles regularmente matriculados em cursos do IFSC) em 1 GB. Estudantes que estão ocupando mais espaço do que isso têm até 15 de junho para migrar seus arquivos ou excluí-los.
As contas dos alunos inativos (que já se formaram ou estão com matrícula cancelada) foram desativadas e posteriormente serão excluídas. O prazo de 15 de junho também vale para quem deseja baixar os arquivos dessas contas para não perdê-los. Para isso, é preciso solicitar acesso à DTIC pelo e-mail dtic@ifsc.edu.br já que as contas estão desativadas.
A DTIC também irá limitar a capacidade de armazenamento das contas dos servidores ativos, aposentados, estagiários e bolsistas. Os servidores ativos devem limitar seus arquivos em 25 GB. Já bolsistas e estagiários terão um limite de 1GB, enquanto os aposentados terão 500 MB para armazenamento de arquivos. O prazo para que todos façam os ajustes ao novo limite de armazenamento também é 15 de junho.
O diretor de Tecnologia da Informação e da Comunicação do IFSC, Benoni de Oliveira Pires, orienta ainda que os servidores também façam uma limpeza nas contas setoriais de forma a excluir do e-mail mensagens desnecessárias ou com anexos muito pesados, bem como deletar arquivos dos Drives compartilhados ou migrá-los para outros locais. “Os servidores e as servidoras do IFSC podem armazenar seus arquivos excedentes em HD externo ou gratuitamente no Microsoft One”, destaca. Para isso, basta fazer o autocadastro no site da Office 365 Education com seu e-mail do IFSC. Usuários do IFSC tem 1TB de armazenamento gratuito no Microsoft One Drive.
-> Ferramenta do Google ajuda a mover os dados dentro das nuvens
Até 2021, a Google Workplace não havia determinado limitação de armazenagem,. Como resultado, o volume armazenado pelas contas do IFSC chegou a 270 TB. De acordo com Benoni, o IFSC precisa alcançar um limite inferior a 100 TB até julho. “Se não conseguirmos, não será mais possível armazenar novos dados no Google Drive, ou seja, não vamos conseguir gerar mais nenhum documento, subir vídeos e nem arquivos em geral”, enfatiza.
Ex-alunos não têm mais acesso
Em fevereiro deste ano, em função já desta limitação de espaço de armazenamento da Google Workplace, o IFSC já tinha anunciado a exclusão das contas de ex-alunos. Veja aqui.
Quem tiver dúvidas sobre o assunto pode enviar mensagem para dtic@ifsc.edu.br.