Qualifica Mulher: alunas de Criciúma concluem curso de Maquiagem

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 09 jun 2022 14:29 Data de Atualização: 09 jun 2022 15:12

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) forma nesta sexta-feira (10) mais uma turma do projeto Qualifica Mulher. Receberão seus certificados 24 mulheres que realizaram o curso de Maquiagem, parceria entre o IFSC e a prefeitura municipal. É a última turma do projeto, que levou cursos de capacitação para 115 mulheres em situação de vulnerabilidade social na região carbonífera, além dos cursos realizados na região de Tubarão. A formatura do curso será às 19h30 desta sexta, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal.

Iniciado no dia 8 de março, com carga horária de 96 horas, o curso foi realizado no IFSC com alunas selecionadas pela secretaria de Assistência Social em diferentes bairros de Criciúma. Além das aulas sobre direitos das mulheres, saúde, empreendedorismo, economia solidária, informática e redes sociais, entre outros temas, as mulheres tiveram aulas práticas de maquiagem e receberam um kit para o desenvolvimento de suas atividades.

Bianca Sardinha, 28 anos, atuava como massagista mas viu no curso uma oportunidade de criar uma nova fonte de renda. Maquiadora “oficial” da própria irmã, aprendeu no curso a escolher as cores para diferentes tons de pele, além de conhecer outros produtos. “O pouco que aprendi já mudou tudo: como preparar uma pele, como esfumar, escolher cores. O curso fez com que me arriscasse mais nas maquiagens, sem medo. Praticando é que se aprende”, diz Bianca. “Já estou me preparando pra levar como profissão e praticando muito para que melhore cada dia mais”, revela.

“O projeto traz dignidade a essas mulheres e insere elas no mercado de trabalho, sendo empreendedoras e sendo donas do próprio negócio. A população sai ganhando e precisa do olhar atento do poder público e das instituições sempre buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destaca o secretário de Assistência Social e Habitação de Criciúma, Bruno Ferreira.

Qualifica Mulher

O projeto “Autonomia social e econômica: gerando renda e valorizando o trabalho feminino” é resultado de uma parceria entre os câmpus Tubarão e Criciúma IFSC, com recursos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O IFSC ofertou diferentes cursos de capacitação profissional a mulheres selecionadas pelas secretarias de Assistência Social em 11 municípios das duas regiões.

O Câmpus Criciúma realizou os cursos em Criciúma, Siderópolis, Urussanga, Içara e Balneário Rincão. Já o Câmpus Tubarão ficou responsável pelos cursos que atenderam mulheres de Orleans, Tubarão, Capivari de Baixo, Laguna, Pescaria Brava e Jaguaruna.

No total, foram investidos cerca de R$ 495 mil no programa. O recurso foi utilizado para a contratação de professores, compra de insumos e materiais para a realização dos cursos e também no auxílio recebido pelas alunas de todos os cursos realizados nas regiões de Criciúma e Tubarão.

Diretor do Câmpus Criciúma, Daniel Comin destaca que um dos resultados positivos do projeto foi uma maior aproximação entre o IFSC e as prefeituras municipais, levando capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade e, ainda, abrindo portas para novas parcerias.

“Além de ampliar nossa oferta de cursos, atingir o público e trazer mais matrículas para a instituição, o Qualifica Mulher sobretudo permitiu que os câmpus estreitassem essa relação com os municípios, algo que talvez não conseguíssemos com a nossa força de trabalho regular. Isso trouxe outros frutos: mesmo finalizado o programa, temos novas ofertas programadas para o segundo semestre”, afirma.

Além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em parceria com as prefeituras, há a previsão de uma nova etapa do Qualifica Mulher, ainda em discussão.

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO