Pular para o conteúdo

Notícias

Câmpus Chapecó celebra 14 anos de oferta de cursos EJA

ENSINO Data de Publicação: 30 set 2022 17:18 Data de Atualização: 30 set 2022 18:40

No dia 29 de setembro (quinta-feira), comemorou-se 15 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede federal de ensino. Para marcar a data, que também celebra os 14 anos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Câmpus Chapecó, os alunos e professores do curso técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio realizaram uma celebração no hall de entrada do Bloco B.

O encontro foi marcado por depoimentos de alunos e professores, em forma de vídeo ou presencial, além de exposição de fotos com imagens de atividades, visitas técnicas, entregas de certificados e demais momentos marcantes do curso.

A professora Ivelã Pereira explica que, ao ouvir cada aluno, os motivos que os fizeram parar de estudar e depois retornar à sala de aula, emociona e serve de incentivo. A professora coordenadora do Proeja no Câmpus Chapecó, Luciane Cechin Mário, destacou que, para os estudantes, “a tripla jornada não é algo fácil, mas que é importante para a formação, o apoio dos colegas, professores e também da coordenação nessa etapa de suas vidas”. Já para o professor Adalberto Teodósio Tabalipa, hoje também coordenador geral da EJA do IFSC, é importante fortalecer propostas de ofertas de ensino na EJA, enquanto rede, para garantir uma educação de qualidade para o público trabalhador.

Vários estudantes deixaram seu depoimento, como aluno Jeferson Sotili, que voltou a estudar por incentivo do pai, também aluno de EJA. Sotili contou que tem um irmão formado no IFSC e que a formação proporcionou melhores oportunidades de trabalho, valorização e salários maiores para a família. “Também foram comentados outros exemplos dos pais trazendo os filhos e os filhos trazendo os pais. Isso é muito comum na EJA”, destaca a professora Luciane. 

Após o bate papo descontraído e o lanche, os alunos receberam um chaveiro personalizado como lembrança e puderam interagir e observar o painel de fotos e depoimentos.

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ

Nó: liferay-ce-prod03

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.