O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Grupo de teatro do Câmpus Canoinhas estreia espetáculo “A Farsa do Panelada” nessa sexta

EVENTOS Data de Publicação: 07 dez 2022 20:08 Data de Atualização: 09 dez 2022 10:58

O Núcleo de Cultura e Arte do IFSC (NuCA) e o grupo de teatro É o quê? estreiam, nessa sexta-feira (9), a peça “A Farsa do Panelada”, baseada na obra de José Mapurunga. O espetáculo terá duas sessões, às 19h e às 20h30, no Auditório do Câmpus Canoinhas. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade, com ingressos disponibilizados na Secretaria Acadêmica.

“Esperamos que, depois de tanto tempo sem a apresentação de uma peça de nosso grupo de teatro - devido à pandemia, possamos trazer muita diversão e alegria para a comunidade. A apresentação é sempre o coroamento de uma tarefa longa e trabalhosa. Então é um resultado muito esperado por todos os participantes. Esperamos que todos possam curtir e se divertir muito com a peça”, destaca a professora Claudia Kuns Tomaselli.

Com direção de Moacir Barbosa Guimarães, que há anos trabalha voluntariamente com o grupo de teatro do Câmpus Canoinhas, “A Farsa do Panelada” faz uso da riqueza cultural e das cores presentes nas festas populares do Nordeste para contar a história de diferentes tipos brasileiros, acentuando a comicidade presente nas situações cotidianas dos personagens. A peça é dividida em dois planos: o terreno e o divino, evidenciando as crenças características do povo brasileiro de uma forma farsesca.

A escolha do texto foi feita pelo próprio grupo, e os ensaios da peça começaram na metade do ano. “Obviamente, o grupo não é profissional, mas durante o transcorrer do ano pudemos observar um desenvolvimento muito grande na forma de encenar de nossos jovens artistas. Alguns deles chegaram muito tímidos, sem conseguir se expressar nem vocal nem corporalmente. Hoje são muito mais desinibidos, têm mais confiança em si mesmos e conseguiram crescer muito no palco. É emocionante ver esse desenvolvimento”, conta professora Claudia, reforçando a importância da parceria do projeto com o diretor externo. “O Moacir é um profissional extremamente comprometido com a arte e tem ensinado muito a todos que participam do grupo.”

Sinopse

Aspectos da religiosidade popular e, ao mesmo tempo, da diversidade de raízes culturais são retratados em situações que geram o conflito entre o capitalismo e a política com a fé e a devoção aos santos. Através de todos esses elementos, a peça busca a valorização das raízes culturais e do típico povo brasileiro.

No Pedaço (um lugar situado entre o Céu e o Inferno), Panelada, um mau caráter vendedor de panelas, atormenta a vida de Dona Marica por conta da dívida de uma panela de pressão. Porém, tudo muda quando Santa Edwiges, a protetora dos endividados, e seu fiel conselheiro, Anjo Gabriel, decidem interceder junto à mulher, desconjuntando todas as Leis do Pedaço, do Céu, Inferno e do Mercado.

Ficha técnica

Texto: José Mapurunga
Direção: Moacir Barbosa Guimarães
Elenco: Caio Luan Alves, Camily Beatriz de Barros, Liandra das Chagas de Moura, Pedro Luiz Ribeiro Neto, Vinicius do Prado da Silva, Yuri Carvalho do Prado, Ana Sofia Bosse, Lara Vieira, Amanda Holzapfel da Silva, Felipe Luis Steidel, Felipe Pokryviecki Waldmann, Maria Fernanda Damaso da Silveira, Gabriel Falkievicz, Abner da Silva de Jesus Nunes, Igor Karpavicius, Yasmin Batista de Souza Ferraz, Claudia Kuns Tomaselli, Henrique Martins Dantas e Giovanna Brunah Regina Losi
Trilha sonora: Moacir Barbosa Guimarães

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.