O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC tem terceira maior aprovação no Vestibular Unificado UFSC/IFSC entre escolas de Caçador

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 02 fev 2023 16:01 Data de Atualização: 02 fev 2023 16:09

O IFSC Câmpus Caçador é a escola de Ensino Médio da cidade com o terceiro maior índice de aprovação no Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023. Com 24 inscritos e 3 aprovados, a aprovação foi de 12,50%.

O Câmpus Joinville foi a escola com maior aprovação em Santa Catarina. Os câmpus de Xanxerê (38,10%), de Florianópolis (34,66%) e de Jaraguá do Sul (34,62%) também estão entre as 10 instituições com mais de 10 aluno inscritos com maior aprovação. Xanxerê ficou em quinto lugar, Florianópolis em nono e Jaraguá ocupa a décima posição no Estado. A lista completa, divulgada pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), pode ser acessada aqui e inclui escolas públicas e particulares.

Além das boas colocações em Santa Catarina, os câmpus do IFSC também se destacam em seus municípios de atuação. Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Joinville, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê tiveram os maiores índices de aprovação em suas cidades-sede. Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí e os dois câmpus de Jaraguá do Sul ficaram em segundo lugar. Chapecó e Palhoça tiveram a terceira maior porcentagem de aprovação em seus municípios.

A Coperve separa o IFSC por câmpus em suas estatísticas. Levando em conta o total de inscritos oriundos de todo o IFSC como se fossem uma única escola, o índice de aprovação é de 31,32%.

Preparação integral

Além de fazer parte da lista de 21 alunos do Câmpus Joinville aprovados no vestibular, Jéssica Louise da Silva, concluinte do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, também comemora seu desempenho individual: primeiro lugar no curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville do IFSC e oitavo lugar entre todos os cursos do IFSC.

“Com certeza, os quatro anos que passei no IFSC foram os que eu mais aprendi em toda a minha vida. Nessa escola, me foi mostrado que eu poderia progredir de forma plena para atingir todas as minhas potencialidades. Assim, criei autoconfiança e tive a certeza de que poderia alcançar mais do que jamais tinha imaginado”, elogia Jéssica. “No IFSC, pude realizar projetos de iniciação científica e me aprofundar em diferentes áreas de conhecimento, devido a professores com experiência e didática. Por conta disso, não me desenvolvi apenas como profissional, mas também como ser humano e cidadã”, complementa.

O depoimento de Jéssica e os resultados positivos dos demais estudantes do Câmpus Joinville comprovam a competência da instituição na formação integral de seus alunos, fruto da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, apesar do foco da formação do IFSC não ser vestibulares, concursos e o próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Este resultado mostra que é possível uma educação pública de qualidade”, enfatiza o diretor-geral do Câmpus Joinville, Maick da Silveira Viana, reforçando a importância da proposta do IFSC de uma formação que vai além da sala de aula e laboratórios. “Projetos de pesquisa, extensão e atividades culturais e esportivas complementam os conteúdos curriculares. Estas diferentes vivências proporcionam, ao estudante do IFSC, excelente formação profissional e acadêmica e compromisso social”, destaca Viana.

Vestibular não é foco

Embora o IFSC não seja uma escola voltada à preparação dos estudantes para o vestibular, os resultados atestam a qualidade do ensino oferecido pela instituição. Além disso, confirma o esforço coletivo de formação de estudantes que estiveram, por cerca de dois anos, em aulas remotas em razão da pandemia de Covid-19.

“É importante deixar claro que o IFSC é uma instituição dedicada à educação científica, profissional e tecnológica, ou seja, nossa prioridade não é preparar os estudantes para que sejam aprovados no vestibular. Tampouco o ranqueamento entre escolas é a melhor forma de avaliar a qualidade de educação. Porém, em um contexto tão desafiador, de cortes no orçamento das instituições federais de ensino e com turmas que passaram boa parte de sua formação no ensino remoto, em razão da pandemia, essa conquista é para ser celebrada”, afirma o diretor do IFSC em Araranguá, Adriano Antunes Rodrigues.

“Embora seja apenas um indicador e o nosso foco não seja a aprovação para o vestibular, é um parâmetro importante para mostrar o esforço e a dedicação dos nossos estudantes, e a preocupação institucional com a qualidade do ensino mesmo em situação tão adversa”, afirma o professor Niguelme Arruda, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do Câmpus Criciúma.

Adriano Rodrigues lembra também que o índice de aprovação do IFSC é o melhor entre todas as escolas da região do extremo-sul catarinense, o que ocorre desde a primeira formatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. “É um resultado que confirma não só o potencial dos nossos estudantes, que são os merecedores dos parabéns, mas que também aponta a importância dos institutos federais na qualificação da educação básica”, destaca.

Vestibular Unificado

Nesta edição, o tradicional vestibular da UFSC foi realizado em parceria com o IFSC, isto é, os estudantes poderiam optar por cursos das duas instituições. Muitos estudantes do ensino médio técnico optam por seguir os estudos no próprio IFSC, caso do técnico em Mecatrônica Vinícius Custódio Ricardo, que agora irá cursar Engenharia Mecatrônica. 

“O IFSC, além de me mostrar o que era a área da Mecatrônica e me formar um profissional procurado no mercado, também me preparou para o vestibular, já que os professores das matérias básicas do ensino médio, cobram bastante todo os três anos. Quando cheguei no vestibular eu estava preparado para fazê-lo. E também me abriu diversas portas, com um networking com diversas pessoas de áreas diferentes”, afirma Vinícius.

Confira outros depoimentos de estudantes do Câmpus Criciúma aprovados no Vestibular.

Aprovação na USP

Além dos aprovados na UFSC, o Câmpus teve também a aprovação de um egresso no curso de Engenharia Aeronáutica da USP. Bernardo Silva Botelho concluiu o técnico em Mecânica no Câmpus Itajaí em 2019. “Eu dei uma olhada nas disciplinas que vou cursar na engenharia e percebi que muitos tópicos são semelhantes ao que eu já havia estudado no IFSC, mas que agora irei estudá-los de uma forma mais aprofundada. Eu vejo que os conhecimentos que tive na área de Física e em resistência de materiais no IFSC me auxiliaram a se preparar para a prova.”

Confira outros depoimentos de estudantes do Câmpus Itajaí aprovados no Vestibular.

Suporte extracurricular em Gaspar

Quem também conquistou uma vaga foi o egresso do curso técnico integrado em Química do Câmpus Gaspar Rafael Lanser. Ele foi aprovado no curso de licenciatura em Matemática. “Eu destaco a qualidade de ensino do IFSC. Os professores são muito bons. Eles se preocupam com a nossa aprendizagem e inclusive alguns deram suporte extracurricular em química, redação e matemática para que nós nos preparássemos para a prova do vestibular. Como eu fiz o técnico em Química isso me ajudou muito e inclusive foi a matéria em que eu fui melhor na prova.” 

Confira outros depoimentos de estudantes do Câmpus Gaspar aprovados no Vestibular.

Índice de aprovação por câmpus do IFSC

  • Araranguá – 31,52%
  • Caçador – 12,50%
  • Canoinhas – 31,25%
  • Chapecó – 20%
  • Criciúma – 30,36%
  • Florianópolis – 34,66%
  • Garopaba – 17,95%
  • Gaspar – 21,05%
  • Jaraguá do Sul – 34,62%
  • Joinville – 43,75%
  • Palhoça – 24,62%
  • São Carlos – 12,50%
  • São José – 31,91%
  • São Miguel do Oeste – 26,32%
  • Xanxerê – 38,10%
ESTUDE NO IFSC CÂMPUS CAÇADOR NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.