EXTENSÃO Data de Publicação: 26 jun 2019 08:44 Data de Atualização: 26 jun 2019 09:16
Se fazer pratos saudáveis para agradar o paladar infantil pode ser um desafio, imagine quando se tem uma limitação na lista de ingredientes a serem utilizados? Pensar em uma forma de criar receitas saudáveis, saborosas, criativas e de baixo custo para renovar os cardápios da alimentação escolar infantil de Florianópolis foi o objetivo de um grupo formado por professoras e alunos do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC. O resultado foi a elaboração do livro “Aventuras na cozinha da escola”, que apresenta 12 receitas salgadas e 17 receitas doces e está disponível também em versão digital.
O livro foi organizado pelas professoras do IFSC Emanuelle Fogaça, Marcela Kruger Corrêa e Nicole Pelaez, além da pesquisadora da UFSC, Vanessa Fernanda Davies. Parte do grupo de trabalho já havia participado do projeto de extensão "Nutrição e saúde na alimentação infantil: unindo saberes para a promoção da saúde", que resultou em um primeiro livro intitulado "Aventuras na cozinha: descobrindo sabores". Lançada em 2018, a publicação com 22 receitas foi voltada aos pais das crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) São José, onde o projeto foi desenvolvido. “Este primeiro projeto foi o pontapé inicial para este segundo livro”, ressalta a pesquisadora Vanessa Davies.
Entenda melhor como foi o primeiro projeto na reportagem da IFSCTV:
Merenda Escolar
Como forma de estimular ainda mais a alimentação saudável nas crianças, o grupo inscreveu o projeto "Inovação dos cardápios e formação das cozinheiras da alimentação escolar da Prefeitura Municipal de Florianópolis" no programa institucional de apoio aos projetos de extensão do IFSC (APROEX 03/2018) e foi contemplado. A ideia, neste segundo momento, foi atuar junto a nutricionistas e merendeiras das escolas da rede municipal da capital por meio de uma parceria com a prefeitura.
Além de o público ser diferente, o segundo projeto teve um desafio a mais: as receitas precisavam ser criadas com base unicamente nos ingredientes disponíveis na Pauta de Alimentos do Programa Municipal de Alimentação Escolar. “Nosso objetivo foi melhorar o cardápio servido nas escolas, diversificar os pratos e fazer com que os insumos já usados fossem utilizados em outro formato”, explica a professora Nicole.
A aluna do curso superior de tecnologia em Gastronomia, Ana Carolina Clark Teodoroski, que também está se formando em Nutrição na UFSC, participa do projeto desde o início e explica que o desenvolvimento das receitas de ambos os livros levou em consideração os mesmos critérios. “Queríamos receitas com ingredientes de baixo custo, práticas, saudáveis e saborosas”, destaca. “Outro desafio que buscamos foi usar hortaliças em receitas doces”, revela.
Lançamento do livro
O lançamento do livro foi realizado na última segunda-feira (24) com um coffee break no Laboratório de Restaurante do câmpus. Os convidados puderam provar algumas das 29 receitas apresentadas no livro, como as bolinhas de frango e espinafre com aveia, o croquete de cenoura, o hambúrguer de lentilha, o bolo de abobrinha e a banana caramelada com suco de laranja. Os pratos foram preparados por alunos voluntários do curso técnico em Cozinha e servidos por alunos do curso técnico em Restaurante e Bar como atividade da aula de ambientação.
Durante o evento, o diretor-geral do câmpus, Caio Monti, entregou simbolicamente um exemplar do livro à chefe do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Cleusa Regina Silvano. “Poder fazer este link com a comunidade e a escola por meio de projetos de extensão nos dá muita satisfação”, afirmou o dirigente.
A intenção é disponibilizar o livro para as 36 escolas municipais de Ensino Fundamental que atendem de 18 a 20 mil alunos em Florianópolis. A chefe do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura explica que a expectativa é disseminar ainda mais a informação por meio dos alunos. “Queremos mostrar para os alunos que comida gostosa pode ser saudável e que eles levem isso para a sua vida e sua família”, conta Cleusa.
A cozinheira Meri Terezinha da Rosa, que trabalha na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, também recebeu um exemplar do livro representando todas as cozinheiras das escolas que terão à disposição novas receitas com os mesmo ingredientes que já trabalham. “A hora da merenda é muito esperada pelas crianças e agora vamos aprender a fazer mais refeições boas e saudáveis”, contou a profissional que já atua há 12 anos em cozinha de escolas.
O papel de Meri e das diversas outras cozinheiras, merendeiras e nutricionistas que atuam com a alimentação escolar foi enaltecido pela professora Nicole durante o evento. “Que vocês se inspirem nestas receitas de comida saudável para pensar no tipo de alimentos que a futura geração deve receber”, destacou.
Receitas disponíveis on-line
Ambos os livros tiveram alguns exemplares impressos e estão disponíveis em versão digital na página de Livros e Periódicos. Apesar de as publicações terem sido voltadas a pais, cozinheiras e nutricionistas, as receitas podem ser feitas por qualquer pessoa que busque uma alimentação saudável.
Acesse abaixo os livros na íntegra: