INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 abr 2020 14:12 Data de Atualização: 23 abr 2020 10:53
A situação excepcional instalada no IFSC em função da nomeação de reitor pro tempore pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (20) levou o Conselho Superior (Consup) da instituição a convocar uma reunião extraordinária para esta quinta-feira (23 de abril), às 13h30, por webconferência. O Consup é o órgão máximo deliberativo do IFSC e esta foi a primeira vez na história que houve uma autoconvocação dos conselheiros, situação prevista no Estatuto do IFSC e no regimento interno do Conselho. A reunião será transmitida on-line no canal do IFSC do YouTube e poderá ser acompanhada neste link.
A nomeação do pro tempore surpreendeu a comunidade acadêmica do IFSC, que aguarda a nomeação do reitor eleito em 2019, o professor do Câmpus Florianópolis Maurício Gariba Júnior. Participaram do processo eleitoral alunos, professores e servidores técnico-administrativos dos 22 câmpus e da Reitoria, somando 8.270 votos. Ao todo, cerca de 25 mil eleitores da comunidade acadêmica estavam aptos à votação.
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), ligada ao MEC, enviou ofício ao IFSC informando que a nomeação pro tempore se deu em função da constatação de restrições na documentação do reitor eleito, que levaram ao sobrestamento do trâmite do processo.
Para Gariba, a notícia da nomeação do reitor pro tempore foi uma surpresa e traz preocupação, já que, ressalta, o processo eleitoral foi limpo, democrático e participativo. O reitor eleito afirma que está em contato com sua equipe para estudar medidas jurídicas que possam ser tomadas.