EXTENSÃO Data de Publicação: 13 ago 2020 17:29 Data de Atualização: 25 ago 2020 14:24
Levar os alunos da rede pública de ensino até o IFSC para uma sessão de cinema não é mais possível durante a pandemia. Então, como levar o cinema até os estudantes? A professora de Língua Portuguesa e Literatura do Câmpus Garopaba, Luana de Gusmão Silveira, é idealizadora do projeto "IFSCineminha: arte e cultura na infância". Para que o projeto não fosse interrompido, a professora montou 300 kits com DVDs e materiais pedagógicos que estão sendo distribuídos para escolas da rede pública municipal de ensino de Garopaba.
A professora Luana desenvolve o projeto Cineminha há cinco anos, sendo os três primeiros no Câmpus Caçador e os dois últimos em Garopaba. Os filmes cedidos pelo Circuito Estadual de Cinema Infantil, do qual o Câmpus Garopaba é apoiador, são exibidos no câmpus ou levados até as escolas. “O diferencial do projeto é que não é somente cinema, sempre temos alguma atividade pedagógica relacionada ao filme. Quando a exibição é no IFSC, os alunos são levados para conhecer o câmpus”, explica. A cada ano, o projeto conta com a participação de cerca de mil a 1,5 mil estudantes.
O projeto Cineminha é realizado por meio de edital de longa duração da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas. Este ano, devido ao distanciamento social, os recursos do edital foram utilizados para a confecção de 300 DVDs e outros materiais que compõem o kit entregue aos alunos: atividades pedagógicas, guloseimas e brindes, como chaveiros ou material escolar.
Por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, foi realizado um levantamento das famílias que teriam interesse em receber o material. Os kits montados pela professora foram entregues às escolas, que serão responsáveis pela distribuição.
Luana acredita que pelo menos 1,5 mil pessoas sejam alcançadas pela iniciativa, pois os filmes e as atividades propostas são para toda a família. “O DVD traz curtas catarinenses de 2020. Então, montamos as atividades baseadas na cultura local. Por exemplo, há um filme chamado ‘O Mistério do Boi de Mamão’, então criamos uma atividade para fazer um boi de mamão com sucata”, detalha a professora.
Por meio de um grupo de WatsApp, a professora recebe a avaliação das famílias e fotografias das crianças assistindo aos filmes e realizando as atividades propostas.