[Podcast] A atualidade da obra de Machado de Assis, um diálogo com Victor da Rosa

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 11 dez 2020 15:56 Data de Atualização: 14 dez 2020 10:48

Neste episódio do podcast “Arte e cultura remota para seus ouvidos” conversamos com o professor Victor da Rosa da Universidade Federal de Ouro Preto. Victor pesquisa a obra de Machado de Assis e escreve para o caderno cultural do jornal O Globo e para as revistas “Quatro Cinco Um” e “Suplemento Pernambuco”.

O podcast “Arte e cultura remota para seus ouvidos” é um dos resultados do projeto de extensão “(Des)controle remoto: literatura como sobre(vivência), indag(ação) e trans(formação) em tempos de isolamento social”, coordenado pela professora de Inglês do Câmpus Itajaí Aline Guerios. O grupo de leitura, que promove discussões de forma on-line, transformou parte do conteúdo de suas reuniões em podcasts que ficarão disponibilizadas nas plataformas do IFSC. Os episódios são produzidos pela coordenadora do projeto Aline Guerios e pelo servidor Jeferson Vieira, coordenador de Produção Audiovisual do IFSC.

O programa é postado no site do IFSC e nas principais plataformas de podcast (Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Anchor, Breaker, Castbox, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic)

Conheça o projeto de extensão

Quando o período de distanciamento social começou, a professora de Inglês do Câmpus Itajaí Aline Guerios teve a sensibilidade de perceber que era preciso ampliar as formas de diálogo com os alunos, servidores e com a comunidade externa e ela escolheu a literatura para propor isso. Ela reuniu uma série de projetos de extensão que envolvem arte e cultura de diferentes câmpus e que estavam parados, por conta da pandemia, para propor um grupo de literatura virtual. Foi assim que ela uniu os projetos “Nas entrelinhas: literatura de autoria feminina no presídio feminino de Itajaí”, coordenado pelo professor Leonardo da Silva (câmpus São José), o grupo de teatro Palcollet do câmpus Xanxerê, o Jornal literário do Câmpus Itajaí e o curso técnico concomitante em Teatro do Câmpus Joinville e submeteu ao edital de chamada emergencial de enfretamento ao Covid-19 o projeto “(Des)controle remoto: literatura como sobre(vivência), indag(ação) e trans(formação) em tempos de isolamento social”.

CÂMPUS ITAJAÍ