Pular para o conteúdo

Notícias

Live esclarece dúvidas sobre cursos técnicos concomitantes e subsequentes

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 26 jan 2021 12:47 Data de Atualização: 18 fev 2021 11:12

Nesta segunda-feira(25), o IFSC realizou uma live para divulgar as inscrições para seus cursos técnicos concomitantes e subsequentes com início no primeiro semestre de 2021. No bate-papo, o chefe do Departamento de Ingresso do IFSC, Raphael Gerba e o diretor de Ensino, Tiago Nunes, responderam as dúvidas mais comuns recebidas pela instituição em suas mídias sociais e por e-mail. Interessados têm até 17 de fevereiro se inscrever em 2,1 mil vagas em 54 cursos, distribuídos em 16 cidades catarinenses: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palmitos (oferta do Câmpus São Carlos), São José, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste. Todos os cursos são gratuitose não há taxa de inscrição.

-> Veja os cursos disponíveis e faça sua inscrição

A gravação da live está disponível no canal do IFSC no YouTube:


Leia abaixo as principais dúvidas que foram esclarecidas no bate-papo:
(o número indica a marcação do tempo de quando a pergunta foi respondida)

05:53 O que são os cursos técnicos concomitantes e quem pode fazer?
Os cursos técnicos concomitantes são voltados a alunos que cursam o Ensino Médio em outra escola e já tenham concluído o primeiro ano. Eles têm a oportunidade de, enquanto fazem o Ensino Médio, fazerem ao mesmo tempo um curso técnico no IFSC. Portanto, é um curso para quem tem matrícula em uma escola de nível médio e não para quem já concluiu o Ensino Médio.

-> Entenda melhor o que são os técnicos concomitantes

06:55 Quem é que pode fazer os cursos técnicos subsequentes?
Os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ter uma formação em nível técnico.

-> Entenda melhor o que são os técnicos subsequentes

08:00 Quais os cursos estão disponíveis?
Para este processo seletivo 2021.1, estão disponíveis 54 cursos. Veja aqui a lista de cursos com inscrições abertas até 17 de fevereiro. No site do IFSC, também é possível acessar o Guia de Cursos para saber mais informações de cada curso, como duração, infra-estrutura e projetos desenvolvidos.

08:50 Por que nem todos os câmpus estão com inscrições abertas e por que só foram abertos esses cursos no momento?
Os câmpus têm autonomia para definir suas ofertas de cursos. Algumas variáveis também podem explicar isso. Alguns cursos têm entradas semestrais e outros, anuais - depende do câmpus. Outro fator é que alguns cursos foram impactados pela pandemia por usarem muito laboratório, por exemplo. Então alguns câmpus optaram por suspender a oferta neste momento de cursos que usam muito a estrutura física do IFSC.

10:36 Onde estão as informações sobre o processo seletivo?
É possível encontrar as informações na área de notícias do site do IFSC e no próprio edital de cada processo seletivo também disponível no site. O edital é o documento que organiza as regras de cada processo seletivo.

-> Blog do IFSC: Afinal, o que é um edital?

11:43 Como fazer a inscrição?
As inscrições são todas on-line pelo Sistema de Ingresso disponível no endereço www.sistemadeingresso.ifsc.edu.br. Acesse a opção "Quero me inscrever", seleciona a cidade em que deseja estudar, o curso que quer fazer e preencha as demais informações solicitadas. Se você quiser concorrer a uma vaga pelo sistema de cotas, deverá indicar isso após preencher o formulário socioeconômico.

17:10 Depois de fazer a inscrição, o candidato recebe alguma confirmação?
Ao concluir a inscrição, o candidato tem disponível para impressão ou para salvar em PDF o comprovante de inscrição, que é muito importante para que ele verifique depois as informações do processo seletivo, como para qual curso se inscreveu, qual o câmpus, se selecionou sistema de cotas, etc. Ao concluir a inscrição, salve ou imprima esse comprovante. Caso não tenha feito isso, acesse o Sistema de Ingresso novamente e selecione a opção "Já me inscrevi" em que é possível verificar essas informações.

18:17 É possível se inscrever para cursos em dois câmpus diferentes do IFSC?
Não, não é possível fazer a inscrição para dois cursos do mesmo tipo mesmo que sejam em cidades ou câmpus diferentes. Caso o candidato queira trocar o curso que fez, ele deve fazer uma nova inscrição. A inscrição válida será sempre a última que o candidato fez no sistema.

20:30 É possível fazer inscrição em mais de um curso do IFSC?
Sim, desde que as inscrições sejam para cursos de níveis diferentes. Por exemplo: um curso técnico e um curso de qualificação ou um curso técnico e um curso de graduação.

22:00 É possível fazer a inscrição para outra pessoa?
Sim, é possível auxiliar outra pessoa a fazer a inscrição. Para isso, é preciso ter os documentos pessoais da pessoa que deseja se inscrever e, principalmente, ver se a pessoa cumpre o grau de escolaridade necessário.

23:25 Estrangeiros podem se inscrever nos cursos do IFSC?
Sim, desde que apresentem as documentações mencionadas no edital do processo seletivo.

24:35: Como funcionam os processo seletivos para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes?
A seleção é por sorteio público em formato eletrônico. Ao final do processo de inscrição, o candidato recebe uma numeração para concorrer à vaga no sorteio. Na página de sorteio público, é possível encontrar mais informações.

27:35 Tem como saber quantos candidatos haverá por vaga?
Não tem como ter esta previsão antes do término das inscrições, mas é possível verificar as estatísticas dos processos seletivos anteriores para ter uma ideia da procura pelos cursos.

28:25 O IFSC faz algum contato com quem foi sorteado por e-mail ou telefone?
O resultado deste processo será divulgado no site do IFSC em 19 de fevereiro conforme as informações do edital. É responsabilidade do candidato acompanhar a publicação. Como lembrete, o IFSC envia um e-mail automático do Sistema de Ingresso para o endereço que o candidato cadastrou no momento da inscrição. Mas, caso o candidato não receba o e-mail por questões técnicas, isso não invalida o resultado. O que vale é a publicação no site do IFSC e cabe ao candidato ficar atento às datas e ao prazo de matrícula indicados no edital. Por telefone, não é feito nenhum contato pelo Departamento de ingresso.

31:10 Como funciona a segunda chamada e as chamadas posteriores? E o que é o Chamadão?
Quando sobram após a matrícula dos candidatos selecionados na primeira chamada, é feita uma segunda chamada ou Chamadão. O Chamadão é feito para agilizar o preenchimento das vagas, para que o IFSC não precise ficar fazendo uma chamada por semana até preencher as vagas de um curso, por exemplo, fazendo com que um candidato comece a estudar muito tempo depois do início das aulas. No Chamadão, são chamados mais candidatos do que as vagas disponíveis - conforme ordem do sorteio e classificação. Os candidatos são chamados a manifestar o interesse na vaga. Ao manifestar o interesse na vaga, o candidato continua na lista de espera e, na próxima chamada, pode já ser chamado. Assim, o IFSC consegue preencher todas as vagas de uma turma com menos chamadas. Dentre os candidatos que forem chamados, mas não manifestarem o interesse, estão automaticamente eliminados do processo seletivo conforme descrito no edital. Caso alguma vaga não seja preenchida mesmo após o Chamadão, o Departamento de Ingresso vai chamando próximos candidatos na sequência da lista.

34:13 Qual a diferença entre inscrição e matrícula?
A inscrição é para a pessoa se inscrever no processo seletivo. Caso ela seja selecionada, aí precisará efetuar sua matrícula no curso para poder iniciar os estudos no IFSC.

34:50 Quando e como são feitas as matrículas?
Para este processo seletivo, conforme edital, as matrículas serão feitas de 22 a 26 de fevereiro. Em função da pandemia, as matrículas estão sendo feitas de forma on-line. Veja no edital os documentos necessários de acordo com o câmpus a serem enviados. Posteriormente, quando o IFSC retornar às atividades presenciais, o candidato deverá apresentar a documentação de forma física para conferência.

37:00 Como funcionam as vagas remanescentes?
Caso alguma vaga não seja preenchida mesmo após o Chamadão, é publicado um edital de vagas remanescentes. Para concorrer às vagas remanescentes, o candidato não precisa ter participado do processo seletivo anterior por sorteio. Para agilizar o preenchimento das vagas, a ocupação é por ordem de envio de documentação.

39:27 Quem já terminou o Ensino Médio poderia se inscrever então para as vagas de cursos técnicos concomitantes?
O atual edital não permite que quem já tenha concluído o Ensino Médio se inscreve para um curso técnico concomitante. Caso as vagas não sejam preenchidas e exista a necessidade de lançar um edital de vagas remanescentes, esse edital apresentará as regras de pré-requisito para a inscrição.

41:15 Quando começam as aulas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes e como serão dadas?
É importante que o ingressante veja no site o calendário acadêmico do câmpus onde o curso é oferecido. Em função da pandemia, os câmpus do IFSC estão com calendários acadêmicos diferentes. Inicialmente, as aulas devem iniciar de forma remota como atividade não-presencial, ou seja, on-line. Até 30 de abril, por decisão do Conselho Superior do IFSC, a instituição mantém suas atividades de forma não-presencial.

43:11 É possível trocar de curso caso não goste?
O IFSC possui um processo de transferência interna para quem já estuda no IFSC trocar de curso conforme disponibilidade de vagas e cumprimentode pré-requisitos. Para participar, é preciso aguardar a publicação do edital. A movimentação é permitida após o aluno já ter cursado um período letivo.

46:10 Qual a duração dos cursos?
Depende do curso. O candidato deve conferir essa informação no edital.

46:24 Qual é a certificação final do curso? Existe certificação parcial?
Ao concluir um curso técnico concomitante ou subsequente, o aluno recebe a certificação de nível técnico. Dependendo do projeto pedagógico do curso, é possível haver algum certificação intermediária de acordo com o módulo do curso. 

48:30 Qual o horário das aulas?
O turno de cada curso está disponível no edital. O horário das aulas varia de acordo com o câmpus e pode ser conferido no momento da matrícula.

49:20 Como estão funcionando as aulas on-line? Mesmo as aulas práticas estão sendo dadas de forma remota?
Na maioria dos casos, os professores estão usando o Google Meet. Alguns optaram por produzir videoaulas e disponibilizá-las no sistema acadêmico do IFSC chamado Sigaa. As aulas práticas não estão ocorrendo presencialmente e, dentro do possível, estão sendo adaptadas ao formato digital. O que não é possível de ser dado de forma on-line está temporariamente suspenso até que seja possível retornar às atividades presenciais.

-> Entenda o que são atividades não presenciais (ANP) que estão sendo dadas neste momento no IFSC

51:33 Como funciona o Sistema de Cotas do IFSC?
De acordo com a Lei nº 12.711/2012, metade das vagas dos cursos técnicos de nível médio devem ser reservadas para estudantes de escola pública. Dentro desse percentual, há reserva de vagas para pessoas com baixa renda, negros (PPI - pretos/pardos/indígenas) e pessoas com deficiência (PCD). O detalhamento do Sistema de Cotas pode ser entendido nesta página. É importante observar que caso o candidato se inscreva pelo sistema de cotas e não cumpra os requisitos, sua matrícula será negada. Portanto, recomendamos que o candidato verifique no seu comprovante de inscrição se efetuou a inscrição pelo sistema de cotas ou não. Se não atender aos requisitos para se inscrever pelo Sistema de Cotas, o candidato deve selecionar a opção de vaga de ampla concorrência no momento da inscrição.  Todos os candidatos concorrem nas vagas da ampla concorrência e quem estudou em escola pública ainda concorre nessa reserva de vaga conforme a legislação.

56:23 A alteração de inscrição pode ser feita até quando?
Se necessário, o candidato pode alterar seus dados de inscrição ou até efetuar uma nova inscrição (lembrando que a inscrição válida é sempre a última). Isso só é possível de fazer até a data final de inscrição prevista no edital.

57:36 Para poder participar do Sistema de Cotas, é preciso ter estudado todos os anos em escola pública?
Para o candidato poder concorrer às vagas pelo Sistema de Cotas, é preciso ter feito todo o Ensino Fundamental em escola público, mesmo no caso dos candidatos ao curso técnicos subsequentes. 

1:00:53 Por que há duas colocações na lista dos classificados num curso?
No resultado, o candidato que se inscreveu pelo Sistema de Cotas irá verificar que tem duas colocações: a geral, da ampla concorrência, e a classificação dentro da cota.

1:02:36 O IFSC oferece auxílio-financeiro para estudantes?
Sim, o IFSC possui um programa voltado a estudantes em vulnerabilidade social, o PAEVS, que oferece diversas formas de auxílio. Veja os detalhes na página da Assistência Estudantil.

1:06:20 Já tem data para os próximos processos seletivos?
O calendário de Inscrições deste primeiro semestre pode ser conferido nesta página. As datas de ingresso para o segundo semestre ainda não foram definidas. Assim que houver definição, o cronograma será atualizado no calendário. É possível se inscrever no Cadastro de Interesse em estudar no IFSC para ser avisado quando novas inscrições forem abertas.

1:10:09 Aluno de curso técnico pode fazer intercâmbio?
Sim. As informações sobre intercâmbio podem ser conferidas nesta página. No momento, em função da pandemia, os programas de intercâmbio do IFSC estão suspensos.

1:28:30 É preciso ter CPF para fazer a inscrição?
Sim, CPF e carteira de identidade são necessários para a inscrição. Outros documentos serão necessários para a matrícula. Veja no edital toda a documentação necessária para cada momento.

1:29:51 Como saber que os documentos da matrícula foram recebidos?
Neste momento de pandemia, em que as matrículas estão sendo feitas on-line, o câmpus - conforme edital - tem até cinco dias úteis após o encerramento de matrículas para confirmar o recebimento da documentação pelo e-mail informado pelo candidato.

1:32:30 Por que o processo seletivo é por sorteio?
Desde 2016, a seleção para cursos técnicos concomitantes e subsequentes é feita por sorteio depois de uma análise institucional de que a prova não seria necessária, uma vez que era classificatória e não eliminatória. O IFSC tomou essa decisão por considerar o sorteio mais igualitário e mais inclusivo. Neste momento da pandemia, todos os processos seletivos estão sendo feitos por sorteio. 

Ficou com mais dúvidas?

Caso ainda tenha dúvida após ler o edital e assistir à live, envie sua pergunta para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

ESTUDE NO IFSC

Nó: liferay-ce-prod03

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.