O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Integridade no IFSC: Comissão de Ética atua na orientação e prevenção

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 mai 2021 17:52 Data de Atualização: 20 mai 2021 18:03

A Comissão de Ética é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento do Código de Conduta Ética do IFSC (Resolução 57/2010/CS), educando, orientando e aconselhando os agentes públicos (servidores, terceirizados, prestadores de serviço e estagiários) sobre o padrão de conduta ética e disciplinar.

A Comissão de Ética também participou da elaboração do Plano de Integridade do IFSC, contribuindo com as principais demandas referentes à postura ética dos servidores. A presidente da Comissão Flavia Stela de Araújo Lima Amorim esclarece que o objetivo da Comissão não é apenas receber e encaminhar denúncias sobre violações ao Código de Ética, mas também agir de forma proativa, promovendo a divulgação sobre ética pública, direitos e deveres dos servidores, e manter o diálogo com a comunidade.

Flávia acredita que o Plano de Integridade vai auxiliar na divulgação dos direitos e deveres dos servidores e trazer mais consciência na forma de agir dos agentes públicos, dentro e fora da instituição. Ao auxiliar no mapeamento de riscos institucionais, a Comissão de Ética identificou que as principais denúncias à Comissão dizem respeito a faltas éticas entre servidores.

Uma das principais demandas recebidas pela Comissão e que teve um aumento significativo no período de distanciamento social diz respeito a queixas de condutas inadequadas de servidores nas mídias sociais. “Há essa questão do limite, até que ponto eu, indivíduo, tenho a minha liberdade de expressão nas mídias sociais. Porém, há o limite de quando agride a imagem de um colega e, consequentemente, da instituição, pois quando você está falando de algum servidor, você também está expondo o IFSC”, alerta Flávia.

Segundo a presidente da Comissão, nem sempre essas denúncias procedem, porém, são um risco para a imagem institucional, pois extrapolam os limites da instituição e passam a discutir questões internas em uma rede que é pública. “Há uma linha tênue entre a liberdade de expressão e a proteção da imagem e da honra daquela pessoa que se sentiu ofendida”.

Para orientar os servidores nesse sentido, a Comissão de Ética emitiu a Recomendação 01/2017, que trata da postura ética dos servidores nas mídias sociais.

Conscientização e prevenção

Com o objetivo de prevenir condutas inadequadas entre os servidores, a Comissão também realiza conversas nos câmpus, sempre que solicitado. São temas específicos de acordo com a necessidade de cada câmpus. “Estamos tentando nos organizar para promover mais oportunidades de conversa, de diálogo com os câmpus. Não basta ter a recomendações publicadas na página, é preciso ter esse contato. Esse contato mais próximo torna o trabalho mais efetivo”, explica Flávia.

Os câmpus e/ou setores interessados em conversar com a Comissão de Ética podem realizar a solicitação pelo e-mail comissao.etica@ifsc.edu.br.

A página da Comissão de Ética no portal do IFSC traz diversas informações sobre a ética no serviço público, como links para legislação federal e normativas institucionais. Veja também como enviar uma denúncia para a Comissão de Ética.

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.