Seminário Nacional de Curricularização da Extensão abre inscrições

EXTENSÃO Data de Publicação: 22 jun 2021 14:59 Data de Atualização: 22 jun 2021 15:08

Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal), uma ação conjunta entre o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), ambos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O evento será realizado de forma on-line dias 30 de junho e 1º de julho, a partir das 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29 de junho pelo Link de Inscrição.

Podem se inscrever servidores, alunos e comunidade externa, como representantes de instituições de ensino, organizações sociais, empresas e demais interessados. O pró-reitor de Ensino do IFSC, Luiz Otávio Cabral, destaca que, por ser um evento on-line, ele foi aberto para a sociedade em geral com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema.

A programação conta com a Mesa-redonda “Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios” e painel de experiências dos cursos de graduação nos eixos “Desenvolvimento educacional e social”, “Gestão e negócios”, “Infraestrutura e Ambiente/Saúde”, “Informação e comunicação” e “Recursos naturais e Produção Alimentícia” (veja a programação completa abaixo).

Os cursos do IFSC estarão representados em dois painéis: os cursos superiores de tecnologia em Agronegócio, do Câmpus Lages, e Gestão do Turismo, do Câmpus Florianópolis – Continente serão apresentados no painel “Gestão e negócios”. Já o bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville fará parte do painel “Infraestrutura e Ambiente/Saúde”.

Extensão deve estar nos currículos até 2022

Em 2018, a Resolução 07 do Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as bases para a curricularização da Extensão em cursos de graduação em todo o país. O documento define que, até dezembro de 2021, 10% da carga horária total dos cursos de graduação no Brasil deveria ser dedicada a atividades de Extensão, com previsão nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o prazo foi prorrogado até dezembro de 2022.

Além da troca de experiência entre os institutos, os debates do Seminário vão servir de subsídio para a atualização das diretrizes para a curricularização da extensão na Rede Federal. O Documento Norteador que traz as diretrizes iniciais foi publicado em 2019, porém, necessita ser atualizado.

Segundo Cabral, o IFSC é um dos institutos mais avançados na curricularização: 25% dos cursos de graduação do IFSC já contam com atividades de Extensão em seus PPCs. “Estamos bastante avançados se comparados aos outros institutos. Dos 40 institutos da Rede Federal com cursos superiores, apenas 11 vão apresentar suas experiências no Seminário. Muitos ainda nem regulamentaram o processo”, completa. A intenção do Forproex e do FNE é realizar o evento periodicamente, com o objetivo de avaliar e aprimorar o processo de curricularização na Rede Federal.

No IFSC, a implantação da curricularização da Extensão é coordenada pela Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) em sinergia com a Pró-reitoria de Ensino (Proen). Veja na página da curricularização da Extensão como está sendo realizado esse processo e acesse os documentos norteadores.

Programação do Sence Rede Federal

• 15h às 15h30 – Cerimônia de abertura;
  • 15h30 às 16h – Momento artístico-cultural;
  • 16h às 17h – Mesa redonda: Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios
  • 17h às 19h – Grupos de Trabalho: GT 1 - Desenvolvimento Educacional e Social, GT 2 – Gestão e Negócios e GT 3 – Infraestrutura e Ambiente/Saúde

1º de julho

• 15h às 17h – GT 4 – Gestão e Negócios, GT 5 – Recursos Naturais / Produção Alimentícia e GT 6 – Informação e Comunicação
  • 17h às 19h – Cerimônia de encerramento: relatórios dos GTs e encaminhamentos com a mediação do pró-reitor de Ensino do IFSC, Luiz Otávio Cabral.
EXTENSÃO NEWS