Equipe do Câmpus Criciúma conquista etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 02 set 2021 09:18 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:38

Por mais um ano, os alunos do curso técnico em Mecatrônica do Câmpus Criciúma do IFSC ficaram nas primeiras posições da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição estudantil foi disputada no começo de agosto e os resultados foram oficializados nesta segunda-feira (30). O título e o segundo lugar foram conquistados por equipes do Câmpus, que terá mais uma vez um representante na final nacional da OBR.

A equipe campeã, chamada “Robotron IFSC”, é formada por Kamylo Porto, Kauan Fontanela e Lucas dos Anjos, estudantes do terceiro ano do curso técnico em Mecatrônica. Eles tiveram a orientação dos professores Guilherme Schmidt e Douglas Lucas dos Reis. É o terceiro título estadual consecutivo de Kamylo e o segundo de Lucas e Kauan. Desde 2016, o Câmpus Criciúma só não conquistou a fase catarinense da OBR no ano de 2018.

“Estou muito feliz com mais este título, é uma honra imensa poder representar pela terceira vez o IFSC e o estado de Santa Catarina na etapa nacional. Realizamos alguns amistosos que foram proporcionados pela própria organização da OBR e sabíamos que éramos os favoritos, mas mesmo assim trabalhamos duro para transformar esse favoritismo em título. Estou muito feliz mas muito consciente de que temos muito que aprender e melhorar para quem sabe chegar perto de ganhar uma nacional, algo que seria inédito para o estado”, diz Kamylo.

Prova com pontuação máxima realizada pela equipe Robotron IFSC

Além da equipe campeã, a equipe Grupo do Pedro, formada por Adriél Fernandes, Felipe Savi e João Henrique Aléssio, também alunos do terceiro ano do curso técnico em Mecatrônica, ficou em segundo lugar. Times do Câmpus Criciúma também ficaram na quarta e na décima posição, na competição que contou com a participação de 11 equipes de Santa Catarina.

A OBR

A OBR é uma tradicional competição estudantil, realizada desde 2006, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científicas e tecnológicas. Na modalidade prática, os estudantes são desafiados a programar um robô autônomo que precisa executar determinadas tarefas em uma pista que simula um ambiente de desastre, com obstáculos e a necessidade de “resgatar” vítimas. Pelo segundo ano consecutivo, a competição foi realizada em um ambiente virtual, através de um simulador.

Cada equipe tem o direito de rodar o robô em três pistas. A Robtotron IFSC fez a pontuação máxima, 550 pontos, na primeira pista, e 470 e 540 pontos nas outras duas. “Quando fazemos um ranking com a pontuação das equipes de todos os estaduais, nós ficamos com a segunda melhor pontuação do Brasil, a apenas 10 pontos da primeira colocada, o que nos motiva a trabalhar ainda mais para a etapa nacional”, comemora Kamylo.

A fase nacional será realizada de 11 a 15 de outubro. No ano passado, a equipe ficou na sexta posição na final nacional.

CÂMPUS CRICIÚMA ENSINO EVENTOS