SNCT dos câmpus do Sul integra atividades on-line e presenciais

SNCT Data de Publicação: 03 nov 2021 15:45 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:44

Pelo segundo ano consecutivo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) Sul Catarinense, realizada pelos câmpus Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá, foi realizada no formato on-line. Além disso, devido à retomada gradativa das atividades presenciais, os câmpus Criciúma e Araranguá realizaram oficinas presenciais sobre marcenaria e projetos elétricos.

As atividades da semana foram realizadas de 25 a 29 de outubro. As seis palestras foram gerais transmitidas pelo YouTube foram assistidas em média por 523 pessoas, entre comunidade acadêmica e público externo. Os câmpus também aproveitaram a programação para realizar seus Seminários de Extensão, com a apresentação de projetos pelos estudantes.

O coordenador geral da semana, André Michels, afirmou em sua fala de encerramento que a SNCT já está se consolidando como uma marca, em sua 18ª edição. Além da realização integrada entre os câmpus, o formato on-line permite atingir públicos de diversas regiões. “É um evento para falarmos de tecnologia a partir de temas do dia a dia até temas mais complexos e transversais, como as desigualdades sociais. Temos a necessidade urgente de equacionar nossas desigualdades e promover a comunicação interpessoal”, ressalta Michels. Segundo o professor, a comunidade acadêmica precisa levantar esses temas, pois “a crise sanitária, ambiental e humanitária também está em nossas mãos”.

A coordenadora da SNCT em Garopaba, Josiane Vieira Campos, destacou o foco nas licenciaturas e pedagogia, não somente nas questões tecnológicas. Ela acredita que, mesmo que as próximas edições sejam presenciais, o formato on-line ainda será utilizado, seja na forma híbrida ou com a transmissão simultânea dos eventos presenciais, atingindo um público mais abrangente.

O estudante do curso subsequente em Edificações, João Luiz Rocha, afirma que as palestras foram muito bem escolhidas, “nos fizeram raciocinar e repensar as ideias que tínhamos a respeito desses assuntos, fazendo pensar ‘além da caixa’, com mais sentimentos de humanidade, e passar a ver o mundo como ele é, diante das tecnologias com um olhar de seres humanos e não de máquinas”. Para ele, a melhor palestra foi a do encerramento, “Os Desafios da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Século XXI”, com Jefferson Manhães de Azevedo. “A palestra foi excepcional, intuitiva, dinâmica e extremamente interessante, nos fazendo pensar e sair do nosso comodismo”. Sobre a organização do evento, acredita que as palestras poderiam ser agendadas para o horário da noite, para que mais estudantes possam participar.

Para a estudante Marina Vargas de Souza, do curso técnico em Design de Moda do Câmpus Araranguá, as palestras contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos alunos. Para ela, a organização do evento estava ótima, foi tranquilo acompanhar toda a programação.

-> Quem não conseguiu acompanhar as palestras, pode assistir às gravações no canal do Youtube da SNCT Sul Catarinense.

SNCT NEWS