Parceria com IVG prepara para ingresso em cursos técnicos integrados

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 11 abr 2022 09:22 Data de Atualização: 14 abr 2022 11:09

O Câmpus Florianópolis iniciou neste mês de abril o curso de Qualificação Profissional em Preparação para a Educação Profissional e Tecnológica. O curso é resultado de uma parceria entre o Instituto Padre Vilson Groh (IVG), a Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM), e o Câmpus Florianópolis.

Segundo a diretora de Ensino, Paula Borges Monteiro, a ideia é preparar os estudantes com o 9º ano completo, que gostariam de ingressar no curso técnico integrado. “E para isso eles precisam passar pelo exame de classificação. E esse curso de formação foi pensado para que os alunos tivessem aulas de Português e Matemática para se prepararem para o exame de classificação, e além disso eles terão mais duas disciplinas: Formação tecnológica e Ciências”, destaca a diretora. Nelas, os alunos irão conhecer os laboratórios e cursos da instituição, para que já façam a escolha sabendo o que é um técnico em Saneamento, em Química e demais oportunidades que o Câmpus oferece e também sobre a profissão escolhida. “A ideia é preparar para o ingresso no Instituto. E posteriormente, possibilitar que eles conheçam outras atividades como de extensão, artísticas, culturais e esportivas que temos aqui no Câmpus, completa Paula.

Ela conta que esse curso de qualificação profissional foi pensado dentro da parceria institucionalizada com o IVG. “Já foram realizadas várias ações com o IVG, embora nenhuma tenha sido institucionalizada. Consideramos muito importante fazer uma parceria oficial, para que fosse algo mais permanente. Sempre tiveram atividades que partiram de algum professor ou coordenador, mas não algo institucional”, ressalta Paula.

São 25 vagas para estudar à tarde, no horário das 13h30 às 17h30, às terças, quartas e sextas-feiras, entre abril e julho de 2022. A carga horária é de 160 horas, com certificação.

Segundo o Edital de Ingresso 22/DEING/2022/1, trata-se de um curso de formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração, gratuito, não possui taxa de inscrição, e se destina a pessoas que tenham o Ensino Fundamental completo ou estejam no 9º ano do Ensino Fundamental, ou que participem de ações educativas de organizações não governamentais (ONGs).

IVG

O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha articuladamente em rede com outras seis organizações e em parceria com duas instituições de ensino – formando a Rede IVG -, além de oferecer programas formativos e de apoio a crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo ações educativas e assistenciais na Grande Florianópolis e Guiné-Bissau, na África.

O propósito maior do IVG é abrir caminhos para que os indivíduos possam assumir o protagonismo das suas próprias vidas. Isso, porque as organizações da Rede IVG e as escolas conveniadas oferecem acesso à educação básica e integral, acolhimento, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, preparação pré-universitária e permanência nas instituições de ensino superior e técnico, inserção no mercado de trabalho, acesso à cultura e esporte, de forma gratuita a quem mais precisa.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS