Projeto Conecta IFSC irá revitalizar rede sem fio da Reitoria e dos câmpus

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 abr 2022 10:59 Data de Atualização: 26 abr 2022 11:57

A partir de junho, a rede sem fio da Reitoria e dos câmpus do IFSC passará por um processo de revitalização. Isso será possível após o projeto Conecta IFSC ter sido contemplado com recursos extraorçamentários da Secretaria de Educação Profissional do MEC (Setec) no valor de R$ 1,7 milhão. A previsão é que a primeira etapa do projeto seja concluída até final do ano, ampliando a área de cobertura e a velocidade de conexão de internet na instituição.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC Jesué Graciliano da Silva explica que o projeto Conecta IFSC foi desenvolvido diante da falta de recursos orçamentários para a renovação dos equipamentos. Os recursos da Setec serão suficientes para arcar com os custos da primeira etapa do projeto. A segunda etapa deve custar cerca de R$ 879 mil. “Vamos buscar os recursos restantes de três formas: uma parte do nosso orçamento próprio do ano que vem, uma parte de emendas parlamentares e o restante também de recursos extraorçamentários em 2023”, explica Jesué.

O objetivo do projeto Conecta IFSC é substituir e revitalizar a estrutura física da rede sem fio do IFSC, que atualmente é constituída de equipamentos em uso há mais de oito anos. Na primeira etapa, serão substituídos os pontos de acesso da Reitoria e dos 12 câmpus com mais alunos, sendo eles: Araranguá, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Itajaí, Lages, Tubarão e  São José. A segunda etapa atenderá os câmpus Caçador, Canoinhas, Garopaba, Jaraguá do Sul - Centro, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê e deverá ser executada em 2023. “Muitos dos access points e switchs retirados serão reaproveitados nessa primeira etapa, melhorando a condição dos câmpus não contemplados nesse momento”, explica o pró-reitor.

Com a ampliação significativa do número de alunos e servidores entre 2013 e 2021 e diante das recentes atualizações tecnológicas dos equipamentos da área de TI, a rede sem fio do IFSC vem apresentando diversos problemas, como dificuldades de conexão e perda de sinal. A revitalização da rede irá ampliar a área de cobertura e a velocidade de conexão de internet. o que permitirá uma conexão mais rápida e segura pelos estudantes e servidores aos sistemas e serviços de TI do IFSC, como o ambiente virtual de aprendizagem EAD. o Sigaa, o Sistema de Biblioteca. o e-mail e portal institucional e outras plataformas. “Temos como premissa a ampliação do acesso à internet sem fio de alta velocidade gratuitamente pelos estudantes, principalmente aqueles mais carentes que não têm plano de dados”, destaca Jesué.

Sobre a rede do IFSC

A configuração da rede sem fio atual é composta por um equipamento de gerenciamento de rede central (controladora) e 404 pontos de acesso (APS / access points) distribuídos por todos os 22 câmpus e reitoria do IFSC.  Segundo o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC, Benoni de Oliveira Pires, a controladora atual não suporta mais atualizações de software, o que a torna frágil em termos de segurança. “Os atuais pontos de acesso, em sua maioria, também são antigos e não garantem uma cobertura de área considerada satisfatória pelos usuários”, relata.

Uma parte dos pontos de acesso que serão substituídos servirá para ampliar a cobertura dos câmpus que serão contemplados na segunda fase do projeto e o restante será repassado para os câmpus Florianópolis e São José para a organização de uma rede sem fio didática, contribuindo assim para a formação dos estudantes dos cursos técnicos e de engenharia das áreas de Telecomunicações, Eletrônica e Mecatrônica. “A substituição dos equipamentos antigos por equipamentos tecnologicamente mais modernos também contribuirá para melhorar a segurança da rede sem fio, o que vai ao encontro das orientações previstas na Política de Segurança da Informação do IFSC”, ressalta Benoni.

INSTITUCIONAL NEWS