Coordenação do Cerfead visita câmpus com oferta de cursos a distância

ENSINO Data de Publicação: 13 set 2024 15:04 Data de Atualização: 13 set 2024 16:31

O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) está realizando reuniões presenciais nos câmpus do IFSC que oferecem cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação na modalidade de Educação a Distância. Os encontros têm por objetivo monitorar as instalações dos Núcleos de Educação a Distância (Neads), acompanhar a implantação dos cursos e planejar novas ofertas, considerando a elaboração do Plano de Oferta de Cursos e Vagas do IFSC (POCV).  

Nesta semana, as reuniões aconteceram nos câmpus São Carlos, São Miguel do Oeste e Chapecó. Na região, a equipe também esteve visitando polos de educação a distância conveniados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos municípios de Palmitos e Ponte Serrada.

No Câmpus São Carlos, o trabalho dos coordenadores Maria da Glória Silva e Silva e Felipe José Schmidt foi realizado com a equipe do curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos. O curso é coordenado pelo professor Jair Maldaner e está finalizando o primeiro semestre com 200 professores da educação básica das redes municipais e da rede estadual de Santa Catarina matriculados em cinco polos. Durante a visita, a direção do câmpus e a coordenadora Rafaella Neitzel mostraram a nova sala do Nead, que contará com espaço com isolamento acústico, adequado para transmissão de aulas síncronas e gravação de videoaulas, além de espaço de trabalho para as equipes dos cursos. 

À tarde, os coordenadores do Cerfead visitaram o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município de Palmitos e conversaram com a secretária municipal de Educação Lucineide Orsolin e a coordenadora do polo, professora Cladir Pereira da Costa. Acompanhou a equipe durante a visita o diretor do Câmpus São Carlos, Raimundo José de Sousa Castro.

As atividades no Câmpus São Miguel do Oeste estiveram voltadas ao planejamento dos três novos cursos EaD que devem iniciar a partir de 2025: Especialização em Educação em Relações Étnico-Raciais, Especialização em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica e Licenciatura em Ciências Biológicas, este com início previsto para 2026. 

O curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais está sendo elaborado por um grupo de trabalho com servidores de diferentes câmpus e Reitoria e o professor Alessandro Eleutério de Oliveira, do Câmpus São Miguel do Oeste, está à frente do projeto. O diretor do Câmpus, Diego Albino Martins, apresentou um panorama das discussões sobre o POCV que estão em andamento e favorecem o planejamento do desenvolvimento dos cursos na modalidade de educação a distância a serem oferecidos pelo câmpus nos próximos anos.

A professora de Biologia Luciana Senter, que está à frente do Nead, aproveitou a visita para alinhamento de questões relacionadas ao novo polo de apoio presencial do Programa Universidade Aberta do Brasil que está sendo associado ao câmpus e receberá alunos de cursos EaD de diferentes instituições públicas de educação superior no câmpus, em convênio com a Capes.

Na quinta-feira, a equipe do Cerfead visitou o polo UAB de Ponte Serrada, para conferir de perto as instalações que recebem os alunos do curso Licenciatura em Matemática do IFSC, ofertado pelo Câmpus Tubarão. Os coordenadores do programa UAB no IFSC, Maria da Glória Silva e Silva e Felipe José Schmidt, foram recebidos pela coordenadora do polo, a professora Maristela Maria Santin Luvison, que colocou as demandas de cursos para o município. Segundo os coordenadores, “a localização é estratégica para atendimento a outros municípios da região e o polo é um importante espaço de formação de professores para a educação básica”. 

À tarde, os servidores do Cerfead seguiram para o Câmpus Chapecó, para reunião com a equipe gestora e docentes que estão elaborando projeto pedagógico da Licenciatura em Letras Português Inglês. A diretora do Câmpus Sandra Agne e o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Giovani Ropelato alinharam com a equipe do Cerfead as questões orçamentárias, de espaço físico e de alocação docente para a oferta de cursos na modalidade EaD. 

O coordenador de Nead atual, Mauro Ceretta, e o novo coordenador eleito, Fernando Gallego, realizaram ações de transição de gestão da EaD no câmpus. Fernando estará também à frente da coordenação do polo UAB associado ao IFSC no Câmpus Chapecó. O grupo de trabalho envolvido com a elaboração do curso de Licenciatura em Letras deve se encontrar com a equipe do Cerfead novamente, de forma presencial, durante o Fórum de Línguas do IFSC, a fim de articular as novas ações de formação de professores de português e inglês, aprovadas pela Capes para oferta na modalidade de educação a distância pelo IFSC. 

Na próxima semana, os coordenadores de EaD do Cerfead/Proen estarão viajando ao Norte de Santa Catarina para agenda com os câmpus Joinville, Gaspar, Itajaí e Jaraguá do Sul Centro e Rau e também visita aos polos de apoio presencial UAB da região.

ENSINO