IFSC tem o segundo melhor Índice Ambiental, Social e de Governança entre os institutos federais do país

GESTÃO Data de Publicação: 25 set 2024 12:01 Data de Atualização: 11 out 2024 19:18

A Secretaria de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do Estado e o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgaram nesta semana o  levantamento iESGo 2024 – Índice ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), uma iniciativa para avaliar o nível de adesão das organizações públicas federais e de outros entes jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União (TCU) em relação às práticas ESG. Entre os institutos federais, o IFSC ficou em segundo lugar.

“Em 2021 nós recebemos uma instituição que tinha um índice de governança e gestão de 36,9%. Hoje, após três anos de gestão, nosso índice está em 68,5%. Nosso destaque nesse índice demonstra o empenho de todos os setores do IFSC em garantir uma gestão eficiente e ética, que valoriza as pessoas, investe em tecnologia e preza pela sustentabilidade ambiental e social. A ferramenta do TCU que embasou essa avaliação cobriu áreas essenciais como Liderança, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Contratações, e, claro, o nosso comprometimento com a instituição nos enche de orgulho”, afirma o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior. 

A divulgação do levantamento foi muito celebrada pela gestão da instituição, não apenas pelo segundo lugar, mas porque o IFSC teve melhora significativa em quase  todos os indicadores. A atuação do Comitê Adjunto de Governança Institucional do IFSC foi fundamental no desenvolvimento dessa cultura na organização. O comitê é responsável por estudos e proposições na premissa de contribuir para a construção, a implementação e a avaliação das políticas de governança no IFSC.

“Foram três anos de trabalho árduo, intenso e constante. A atual gestão preza pela transparência das informações e esse resultado reflete as práticas de governança da gestão”, explica a coordenadora do comitê e diretora-executiva do IFSC, Andréa Martins Andujar.


Indicadores analisados:

  • iGG (Índice Geral de Governança): Avalia a maturidade das práticas de governança e gestão das instituições públicas.
  • iGovPub (Índice de Governança Pública): Foca especificamente na governança pública, medindo a qualidade da gestão em termos de administração pública.
  • iGestPessoas (Índice de Gestão de Pessoas): Mede a eficácia da gestão de pessoas, incluindo práticas de desenvolvimento, retenção e capacitação de servidores públicos.
  • iGestTI (Índice de Gestão de Tecnologia da Informação): Avalia a gestão de tecnologia da informação, incluindo segurança da informação e infraestrutura digital.
  • iGestContrat (Índice de Gestão de Contratações): Mede a eficiência e transparência nos processos de contratações públicas, conforme as regulamentações do TCU.

O que é governança?

Governança no setor público compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Para entender melhor o que significa Governança na gestão pública, veja o vídeo produzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que explica o assunto de forma simplificada:

O Comitê Adjunto de Governança é formado pelos seguintes membros:

  • Diretora Executiva: Andréa Martins Andujar
  • Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional: Sabrina Moro Villela Pacheco
  • Diretora de Gestão do Conhecimento: Oizes Vieira Mendes
  • Diretora de Comunicação: Geisa Golin Albano
  • Assessor Técnico: Luiz Alberto de Azevedo

Confira o comentário e os agradecimentos do reitor Maurício Gariba Júnior sobre o resultado

GESTÃO INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL