Nova edição dos Diálogos Acadêmicos traz princípios e práticas da Ciência Aberta

PESQUISA Data de Publicação: 04 set 2026 08:00 Data de Atualização: 04 set 2026 08:45

Já estão abertas as inscrições para a 15ª edição dos Diálogos Acadêmicos, que será realizada a partir das 19h do dia 23 de setembro. Com o tema “Ciência aberta: o que muda na forma de pesquisar e publicar?”, o evento on-line apresentará os princípios e práticas da Ciência Aberta e seus impactos na produção e comunicação do conhecimento científico, abordando acesso aberto, dados de pesquisa, preprints, revisão por pares aberta, ciência cidadã, diversidade e inclusão, bem como o papel do pesquisador nesse contexto.

A palestra será transmitida no canal do IFSC no Youtube de forma aberta, mas quem desejar receber certificado de participação deve fazer a inscrição antecipadamente pelo formulário on-line.

A ministrante será Silvia Galleti, bióloga, mestra em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora científica do Instituto Biológico, onde coordena a Comissão de Integridade Científica. É editora-chefe dos Arquivos do Instituto Biológico, editora do SciELO Preprints e membro do Conselho Consultivo do SciELO Brasil na área de Ciências Agrárias. Certificada pelo Council of Science Editors, é atualmente vice-presidente da ABEC Brasil. 

Sobre os Diálogos Acadêmicos

Os Diálogos Acadêmicos são uma promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) do IFSC, realizada por meio da Coordenadoria de Publicações em parceria com o Conselho Editorial.

Confira as edições anteriores:

Edição 1 - O fantasma do plágio como má conduta na escrita científica

Edição 2 - Aspectos essenciais no processo de construção do texto acadêmico

Edição 3 - Processo de revisão e apresentação gráfica do texto acadêmico

Edição 4 - Diálogos Acadêmicos: o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos

Edição 5 - Diálogos Acadêmicos: Os impactos do ChatGPT nas práticas de ensino e pesquisa

Edição 6 - Diálogos Acadêmicos: O que um jovem pesquisador precisa considerar antes de submeter um texto em uma revista científica?

Edição 7 - Diálogos Acadêmicos: Mulheres na Ciência

Edição 8 - Reflexões sobre plágio acadêmico em tempos de inteligência artificial

Edição 9 - Pseudociências: falácias no jogo, sinais de engodo

Edição 10 - A escrita acadêmica e a formação do pesquisador/autor: desafios do nosso tempo

Edição 11 - Inteligência artificial (IA) na pesquisa: parceria promissora ou desafio ético?

Edição 12 - Inteligência Artificial na Educação Profissional

Edição 13 - Descolonizar para ensinar: racismo e o currículo em disputa

Edição 14 - Aporte institucional para a Editoria Científica

PESQUISA PESQUISA