Participantes do Pibid no IFSC têm primeira formação compartilhada nesta quinta

ENSINO Data de Publicação: 27 mar 2025 10:06 Data de Atualização: 31 mar 2025 10:33

Será realizada nesta quinta-feira, 27 de março, a primeira formação compartilhada do  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no IFSC. O evento terá a participação de estudantes e professores do IFSC e de supervisores das escolas de educação básica que participam do programa.

O Pibid é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O programa busca proporcionar a inserção dos discentes dos cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Atualmente o IFSC possui cinco núcleos de iniciação à docência (NIDs), sendo dois de Física (nos câmpus Araranguá e Jaraguá do Sul-Centro), dois de Química (câmpus Criciúma e São José) e um de alfabetização (Câmpus Palhoça Bilíngue). Todos vão participar da formação desta quinta e das próximas que estão programadas para este ano (duas em cada semestre). Cada núcleo possui 24 bolsistas de iniciação à docência, um professor coordenador de área (do IFSC), e três professores supervisores da escola de educação básica.

Os integrantes dos NIDs estarão reunidos em um espaço de seu campus e participarão de forma síncrona da formação. O evento será transmitido pelo canal do IFSC no YouTube.

Os momentos de formação compartilhada vão abordar a docência frente a temáticas emergentes no cenário social, educacional e cultural do país, segundo explica a coordenadora institucional do Pibid no IFSC, Paula Alves de Aguiar. Serão convidados pesquisadores para ministrarem seminários em suas respectivas áreas de atuação. “Esses encontros buscam complementar a formação do(a) licenciando(a) e ampliar seus horizontes de atuação”, diz Paula.

Os encontros acontecerão em plataforma online, com exceção do Seminário Institucional de Iniciação à Docência (SIID), em setembro, que será presencial no Câmpus São José. Serão convidados também para participar das formações, gestores e demais professores das escolas de educação básica participantes do projeto. “Como os encontros acontecerão virtualmente, espera-se alcançar também a comunidade externa e, assim, facilitar o acesso desses aos eventos científicos, ampliando o debate sobre a formação de professores(as) no país”, complementa a coordenadora.

No primeiro encontro, o objetivo é apresentar o Pibid, aproximar os seus participantes no IFSC, demonstrar a abrangência do programa no Brasil e no IFSC, além do nosso compromisso e responsabilidade social com a formação de professores e a melhoria da educação básica.

Formações compartilhadas do Pibid em 2025:

Formação compartilhada: Debate iniciais
27 de março (quinta-feira)
Horário das 19h às 20h20

Formação sobre tecnologias da informação e comunicação
17 de junho (terça-feira)
Horário das 19h às 20h20

Seminário Institucional de Iniciação à Docência - SIID
12 e 13 de setembro  (sexta-feira e sábado)
Local Câmpus São José (todos presencialmente)
Organização: câmpus Jaraguá do Sul e São José

Formação compartilhada sobre educação e diversidade
novembro (data a definir)
Horário das 19h às 20h20

ENSINO EVENTOS ENSINO CÂMPUS ARARANGUÁ CÂMPUS CRICIÚMA CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE CÂMPUS SÃO JOSÉ