O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

#IFSCemCasa: alunos de Xanxerê reúnem-se uma hora por dia para tirar dúvidas e desestressar

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 mar 2020 13:39 Data de Atualização: 06 out 2020 15:29

Como lidar com a mudança de rotina? Como cuidar da saúde física e mental estando 24 horas por dia dentro de casa? Como organizar os estudos, que eram presenciais e passaram a ser online? Estas têm sido as dúvidas de muitos estudantes do IFSC e foram a partir delas e de outras perguntas que a Coordenadoria Pedagógica de Xanxerê desenvolveu o “Plantão Pedagógico”.

Durante uma hora por dia, os estudantes de Xanxerê reúnem-se em uma webconferência com os profissionais da Coordenadoria Pedagógica. Das 14h às 15h, é possível tirar dúvidas com a assistente social Lúcia Frandaloso, com o assistente de alunos Moisés Bernardino, com a técnica em assuntos educacionais Naidi Gabriel, com a assessora do departamento de ensino, Régis Zanella, e ainda conversar com a psicóloga Cristina Folster. “O objetivo é manter o vínculo dos alunos com o IFSC nesse momento de isolamento e auxiliar a superarem os desafios na nova adaptação de rotina”, afirma Naidi.

Na primeira semana, em torno de 20 estudantes têm participado do Plantão Pedagógico todos os dias. As dúvidas são variadas: orientação de estudos (como organizar o tempo, agenda), orientação psicológica para o isolamento, identificação de dificuldades dos alunos nos acessos aos materiais enviados aos professores, bate papo com professores convidados sobre esse período de isolamento. 

Alunos como Ariel Donadello e Vinícius Marques, do Integrado em Mecânica, são exemplos de quem tem utilizado o momento para tirar dúvidas e também para contribuir com a saúde mental dos colegas. “Sempre que eu posso, participo. Estou levando, por exemplo, minha opinião sobre as aulas online que estão ocorrendo agora, como é um método novo nas disciplinas. E os servidores da coordenadoria pedagógica são nossa comunicação entre nós e os professores”, conta Vinícius.

O estudante também aproveitou uma das videoconferências para tocar violão e cantar. “Quando estamos no câmpus, ficamos muito tempo todos os dias lá, então tocamos violão e gaita no almoço, por exemplo. Agora que estamos nos reunindo por vídeo, decidimos repetir esse momento de lazer e foi muito divertido para todos”, relata Vinícius.

A experiência como psicóloga de Cristina Folster mostra que um dos principais benefícios às pessoas que estão passando por momentos difíceis é saber que podem contar com alguém. “Para adolescentes, isso fica mais evidente. Então, neste momento de pandemia e tantos temores, o plantão pedagógico surge como apoio”, afirma. Cristina ainda frisa que, de forma geral, o distanciamento social não faz bem para a saúde mental de ninguém. “Então, já que não podemos estar juntos presencialmente, ao menos conseguimos por meio destas tecnologias”. 

Para acompanhar o Plantão Pedagógico de Xanxerê é necessário entrar em contato por e-mail ( coord.pedagogica.xxe@ifsc.edu.br ) e/ou conversar com o líder de turma, responsável por receber o link e repassar aos colegas. Nos outros câmpus, diversas ações têm sido realizadas pelos Núcleos Pedagógicos. Confira aqui algumas delas. 

INSTITUCIONAL CÂMPUS XANXERÊ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.