Alunas do Câmpus Chapecó participam do Power4Girls com proposta de mini turbina eólica duplamente verde

ENSINO Data de Publicação: 05 jul 2024 10:07 Data de Atualização: 10 jul 2024 11:04

Quatro alunas do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Chapecó foram selecionadas na edição 2024 do Power4Girls, programa para fomentar a liderança feminina. Na edição deste ano foram selecionadas 20 propostas de todo o país relacionadas ao tema Economia Circular e Sustentabilidade. Até outubro, as equipes passam por uma formação em áreas como empreendedorismo e inovação e, no mês de novembro, participam de uma feira e da etapa final em Brasília. 

As estudantes Bianca Sobierai, Cecília Pippi, Luane Miranda de Souza e Milena Zang são orientadas pelos professores Marcos Virgílio da Costa e Renato Luis Bergamo. Elas propuseram desenvolver uma mini turbina eólica vertical com células fotovoltaicas feita com material reutilizado. A justificativa é de que muitas regiões do interior enfrentam instabilidade ou até mesmo ausência no fornecimento de energia elétrica e as alternativas sustentáveis como painéis solares e turbinas eólicas ainda são inacessíveis para a grande maioria da população. 

Pensando numa solução, a equipe Mary Keller - nome inspirado numa freira da área de exatas que nunca parou de estudar - propõe reutilizar materiais descartados (aluzinco, aço, rolamentos, motores, baterias, etc.) para construir mini turbinas eólicas verticais robustas e baratas com células fotovoltaicas acopladas, capazes de carregar uma bateria similar a um um power bank. O protótipo, construído para validar a proposta, utiliza 95% de componentes reciclados de metal e gera energia suficiente para acender cinco LEDs.

“Nosso primeiro impulso foi pensar em um objeto que partisse de materiais reciclados, que encaixa perfeitamente com o ciclo baseado na economia circular. A partir daí combinamos a ideia de gerar um objeto com um foco em geração de algum tipo de energia renovável, que pudesse ser feito com materiais de ferro velho, que são resistentes e abundantes hoje em dia. Então a nossa mini turbina eólica vertical é ‘duplamente verde’, pois gera energia limpa e é feita a partir de materiais reciclados”, conta Cecília Pippi, aluna do quarto período do curso.

Além de todo o aprendizado fornecido pelo programa em si, por meio de eventos on-line como palestras e mentorias, as estudantes têm a tarefa de desenvolver e aprimorar o projeto. “É incrível porque nos dá noções da área da energia renovável e da engenharia mecânica que vão além do que aprendemos no Técnico em Informática”, afirma Cecília.

Para o professor Marcos Virgílio, trata-se da segunda experiência no Power4Girls. No ano passado, ele orientou o grupo Lovelace, que também foi selecionado no programa. “Espero nesta edição ajustar o foco maior no aspecto empreendedor e comercial da ideia do que na parte técnica que focamos da outra vez. E claro que estamos empolgados de poder representar o IFSC mais uma vez em nível nacional, achamos que a ideia é realmente promissora e temos certeza que vamos dar o nosso melhor para ajudar as meninas a construir a turbina”, afirma.

Assim como no projeto de 2023, o viés multidisciplinar do IFSC proporciona que as estudantes tenham acesso, além dos espaços do próprio curso, a laboratórios com tornos mecânicos, máquinas CNC, de solda e corte, e de impressão 3D. Nesta área, a condução vem especialmente do professor de Mecânica Renato Bergamo, que tem conferido apoio técnico das equipes do ano passado e deste ano, auxiliando na construção dos protótipos, que demandam modelagem 3D, usinagem, conformação e soldagem de metais.

Conheça mais

O Power4Girls está na quarta edição e tem como objetivo fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ensino pós-secundário e, consequentemente, o ambiente de trabalho do século 21.

Trata-se de uma colaboração entre a Embaixada e Consulados dos EUA, implementada pelo Instituto Gloria com apoio das Escolas Técnicas/Tecnológicas Federais, Estaduais e Escolas Técnicas sem fins lucrativos de todo o Brasil.

Ao longo do ano, as 20 equipes selecionadas participam de sessões de mentoria para o desenvolvimento do plano de ação focado em solucionar um problema/questão em suas respectivas comunidades; webinar mensal com especialistas na área de economia circular e sustentabilidade; treinamentos, oficinas, atividades/tarefas em grupo e palestras on-line para ampliar as competências criativas, empreendedoras, de inovação e responsabilidade social, entre outras atividades. 

Por fim, em novembro, as equipes participam de uma Feira de Inovação, em Brasília, onde ocorre a etapa final do Power4Girls.
 

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