ENSINO Data de Publicação: 01 set 2023 13:33 Data de Atualização: 01 set 2023 13:37
Estudantes do curso técnico integrado em Plástico participaram de uma atividade no laboratório de Mecânica do Câmpus Caçador que proporcionou a experiência de uso de equipamentos como furadeira, esmerilhadeira e equipamentos de soldagem.
O professor Alex Sandro Matos de Oliveira, coordenador do laboratório, explica que o convite para os estudantes teve o objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência prática de “chão de fábrica”, considerando que pela idade eles não possuem esta experiência e também pelo perfil do curso técnico em plástico, que não aborda temas como soldagem.
“Estes alunos participaram desta atividade simplesmente por desejo e curiosidade, e isso pode ser um indicativo de que um projeto maior pode ser criado a partir desta demanda. Atividades como esta acabam por agregar diversas competências, além da simples utilização de equipamentos industriais, como por exemplo senso de organização e limpeza, trabalho em grupo e segurança no trabalho. Ao acabarmos essa atividade, os alunos já queriam saber se na próxima semana a atividade iria ser realizada novamente. Assim, acredito que esse interesse nas atividades de laboratório possa ser transformado, mais adiante, em um projeto de ensino”, relata o professor.