Câmpus São Lourenço do Oeste realiza formatura e comemoração de 10 anos de inauguração

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 20 dez 2024 16:11 Data de Atualização: 20 dez 2024 17:36

O Câmpus São Lourenço do Oeste realizou na noite de quinta-feira, 19 de dezembro, a formatura dos cursos técnico em Agronegócio, Administração e Desenvolvimento de Sistemas e a comemoração de 10 anos de inauguração do câmpus. Foram 22 formandos no total. O evento ocorreu no Centro de Eventos da cidade.

A inauguração do câmpus ocorreu em 26 de agosto de 2014. Em uma década de atuação em São Lourenço do Oeste, o IFSC já teve dois endereços. Nos primeiros anos, os cursos eram ofertados na SC-480, no Distrito de Frederico Wastner, a 10 quilômetros do centro da cidade.

Depois, o IFSC iniciou tratativas para ofertar cursos em um espaço mais próximo do núcleo urbano. Em 2019, a partir de parcerias com a Prefeitura Municipal e Governo do Estado, começou a ofertar cursos na estrutura da  antiga escola estadual Rui Barbosa, na rua Aderbal Ramos da Silva, nº 486, bairro Progresso. E, em agosto de 2020, recebeu permissão oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para utilizar esse espaço.

É nesta estrutura que o IFSC encontra-se atualmente, ofertando cursos de qualificação profissional e cursos técnicos totalmente gratuitos, além de parcerias com órgãos do município e região. A partir da cessão de uso, o IFSC também se responsabiliza com a conservação, segurança e melhorias no imóvel, e ainda compromete-se a utilizar a escola apenas para a oferta de cursos gratuitos.

O diretor-geral do câmpus, Daniel Fernando Carossi, recorda que as atividades do Câmpus São Lourenço do Oeste começaram com apenas dois servidores e que hoje 40 pessoas compõem a equipe, entre servidores efetivos e trabalhadores terceirizados.

“Nessa década, contribuímos de forma significativa para o desenvolvimento do município e da região”, avalia o diretor-geral. Nesse período, o câmpus abriu mais de 60 cursos, entre qualificação profissional e cursos técnicos. Foram 7.371 vagas abertas nesse período, número que representa o equivalente a 30% da população do município (24.785 habitantes, segundo o IBGE). “São números que mostram o quanto estamos presentes na vida da nossa comunidade”, complementa Daniel Carossi.

Outra conquista importante nesse período veio em 2023, quando o Câmpus São Lourenço do Oeste venceu o Prêmio Inovação Catarinense da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A premiação foi o resultado dos esforços do IFSC em levar inovação para a cidade e região de São Lourenço do Oeste.

A partir de 2025, o câmpus vai oferecer novos cursos técnicos: os subsequentes (para quem já terminou o ensino médio) em Comércio e em Recursos Humanos e o integrado (para quem vai estudar o ensino médio e o técnico juntos no IFSC) em Marketing. Em 2026, deve começar a oferta do segundo curso técnico integrado, o de Informática.

Atualmente o câmpus oferta os seguintes cursos:

Técnico Integrado (para quem faz o ensino médio e o técnico juntos no IFSC)
- Marketing (o primeiro processo seletivo já aconteceu, e a primeira turma começa as aulas no início de 2025)

Técnicos Concomitantes (o estudante faz o ensino médio em outra escola e o técnico no IFSC)
- Administração
- Agronegócio

Técnicos Subsequentes (para quem já terminou o ensino médio)
- Administração
- Desenvolvimento de Sistemas
- Logística

Proeja (para quem vai fazer o ensino médio ou o fundamental junto com o técnico no IFSC e tem 18 anos ou mais)
- Assistente de Controle de Qualidade (qualificação profissional + ensino fundamental)
- Eletrotécnica (curso técnico + ensino médio)

Dezenas de cursos de qualificação profissional e de idiomas

Especialização
- Docência para a Educação Profissional

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE