EVENTOS Data de Publicação: 13 jun 2024 11:13 Data de Atualização: 21 jun 2024 13:48
Nos dias 30 e 31 de maio o IFSC participou do II Festival Cultural e Gastronômico de Urupema, um evento promovido pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e que integrou as comemorações do aniversário da cidade promovidas pela Prefeitura Municipal. A participação do IFSC foi intensa e envolveu quatro grandes frentes que objetivaram a integração do Instituto com as iniciativas da população local.
Na abertura, convidada a discursar, a Diretora-geral do Câmpus Urupema, professora Evelise Zerger, salientou a importância do evento e dos festivais diversos para Urupema e região, como alternativa de estímulo ao desenvolvimento do turismo independente da estação climática. Sendo ainda como forma de promover a circulação e a participação dos munícipes do entorno. Neste sentido, destacando o potencial de público visitante de Lages, por exemplo. "A participação do IFSC no evento nos gerou a oportunidade de dialogar com a comunidade e a partir disso entender algumas dinâmicas e demandas existentes. É diferente a conversa quando a gente se abre e entra no espaço social, oportunizando uma conversa linear. É a nossa atuação em extensão na sua base, gerando uma oportunidade única e plural de aproximação, de interpretação e de relação institucional entre estudantes, servidores e a comunidade local", disse a diretora.
Em seguida, o professor Jailson de Jesus fez uma exposição sobre a produção de bebidas alcoólicas em geral e sobre aquelas feitas no IFSC, com frutas e insumos nativos da região, como a erva mate e a goiaba serrana. O docente explicou a importância das bebidas como algo cultural da humanidade, contando com registros de produção de bebidas alcoólicas na China há mais de 6 mil anos. Também, destacou que a missão do IFSC é a de promover a inclusão e formar cidadãos gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região onde o instituto tem seus câmpus.
"A organização me convidou para falar sobre o processo de fabricação de bebidas e que não fosse vinho ou cerveja. Passei um histórico sobre as bebidas alcoólicas, destacando que elas se dividem em três tipos: as fermentadas (cerveja, vinho e outras), as destiladas (gin, uísque) e aquelas por mistura (licores, vermute)", comenta o professor. Segundo Jailson, há uma tendência mundial em investir na produção de gin, por ser o produto que mais cresce no Brasil e no mundo. Ele conta que o Câmpus Urupema tem trabalhado na produção de um gin com ingredientes da Serra Catarinense.
"Por meio de projeto de pesquisa, buscamos descobrir quais botânicos da Serra poderiam dar uma característica sensorial para a produção do gin. Por meio de conversas com pessoas da comunidade urupemense, conseguimos determinar algumas plantas, como a carqueja-do-campo, a vassoura-branca, o poejo-do-campo, casca-d'anta, até uma aroeira da região, a erva-mate. Pegamos o álcool vínico, colocamos o zimbro, item obrigatório em um gin, e testamos em destilação com limão sisciliano. Estamos testando, mas está ficando bem interessante", completa o professor.
Jailson contou na atividade que a tendência mundial da produção de bebidas é, também, a preocupação com a sustentabilidade. Coisas como o descarte dos resíduos e o seu reaproveitamento são importantes na hora de começar a produção de um novo produto. E que no Câmpus Urupema não é diferente. "Um dos primeiros produtos feitos no câmpus foi o licor à base de casca de uva, que é um subproduto da produção vinícola. Aqui também desenvolvemos a grapa, também do bagaço recém-saído da uva", disse o professor, que também contou que há o desenvolvimento de um licor com casca de limão sisciliano, goiaba serrana, araçá, gabiroba e outras frutas nativas.
As bebidas produzidas no laboratório do IFSC, sob a coordenação do professor Jailson, ficaram disponíveis para degustação dos visitantes da feira. O estudante Thiago Moreira Monteiro auxiliou servindo as bebidas e informando sobre seu conteúdo e processo de fabricação.
"Eu acredito que é muito importante a participação, tanto do Instituto quanto nossa (alunos). Inclusive em Urupema, que nem todas as pessoas conhecem exatamente ainda o IFSC e o que ele faz. Então, é interessante a participação do Instituto para mostrar que a gente está lá pela população, pela extensão, pelo ensino e pesquisa", comenta Thiago. Para ele, a participação dos estudantes nesse tipo de iniciativa pode ser importante para o futuro profissional. "Nesses eventos não tem só o pessoal ali da cidade, tem turistas também, e tem algumas pessoas lá que são donos de vinhedos, então é uma forma de fazer networking. Já participei de outros eventos, em especial na Vindima, e ali se faz contato com empresários do setor. Então, é uma coisa a mais no currículo", completa.
No evento, o Câmpus Urupema do IFSC manteve um estande com informações sobre os cursos que oferta e alguns dos projetos de pesquisa e extensão que desenvolve, com destaque para a apoio da COOPEMA e à produção de bebidas nos contextos do Curso Superior de Viticultura e Enologia e do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia. O estande ficou sob os cuidados dos servidores, Evelise Zerger, Adriana Dias Pasco e Samuel da Silva Machado, e dos estudantes Solaris Máximo (Curso Superior de Viticultura) e Aline de Souza Padilha (Técnico em Agricultura).
"Além disso, estivemos presentes realizando uma pesquisa exploratória de perfil do visitante do evento, em parceria com a professora Evelise Zerger. A pesquisa teve o intuito de traçar algumas características demográficas e de comportamento dos participantes da feira para contribuir com a avaliação do evento e auxiliar decisões de melhorias nas próximas edições. A pesquisa contou com a aplicação de cerca de 240 questionários", comenta a professora Adriana Dias Pasco, uma das organizadoras da presença do IFSC Câmpus Urupema na atividade. Os questionários foram aplicados pelos alunos Valdemir Viegas Musato (curso Superior em Viticultura e Enologia), João Gabriel Souza Vieira, Steffani Cristina Arruda da Silva e Sophia Ester de Lima (Curso Técnico em Agricultura), Eumar Lima da Silva (Curso Técnico em Administração).
O Festival Cultural e Gastronômico de Urupema faz parte das comemorações do aniversário da cidade, ocorrido dia 1º de junho. O município completou 35 anos de emancipação.