EXTENSÃO Data de Publicação: 29 ago 2024 15:24 Data de Atualização: 29 ago 2024 16:24
A segunda edição do projeto “Ciclo de Oficinas Literárias: Transvendo Escolas”, promovido pelos câmpus Garopaba e Florianópolis, encerrou suas atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Lopes com a formação de 30 professores.
Além do desenvolvimento pelos professores participantes de ações capazes de contribuir para a formação de leitores na educação básica, o projeto comemora a premiação no concurso “Caminhos para a Cidadania”, promovido pela empresa CCR, e que contemplou professores de cinco estados brasileiros. O projeto “Transver o inventário cultural de cada um para fazer e entender a diferença de todos”, das professoras Vivian Sena Cunha Lucas e Manuela Silva Borges, da Escola Professora Avani da Silva Santos, foi um dos 10 premiados no concurso nacional, sendo o único de Santa Catarina.
As professoras Vivian e Manuela relatam que o projeto teve como objetivos “oportunizar espaços de escuta, apresentação, observação, reflexão e ação, conhecer vivências individuais e coletivas que expressam muito o que somos e como fomos construídos culturalmente”.
Com alunos do 3º ano matutino, foram realizadas rodas de conversa, atividades escritas, entrevista com pessoas que fizeram história na cidade de Paulo Lopes e a exposição Memória e História.
Já os alunos do 5º ano vespertino participaram de ações como discussão sobre a importância da reciclagem e os impactos desses resíduos no meio ambiente, apresentação de fotos, vídeos e relatos sobre brinquedos antigos da época dos pais e avós dos estudantes, confecção de cartazes de conscientização para promover a coleta de materiais recicláveis na escola, planejamento e rascunho do brinquedo que foi criado por dupla em sala de aula utilizando os materiais recicláveis coletados, quem seguida foram expostos em sala para os estudantes brincarem.
Para as professoras, “o Transvendo as Escolas contribuiu para o projeto: “por meio dos encontros presenciais ministrados pelas professoras Luana de Gusmão e Mari Bortolanza percebemos a importância da vivência das crianças nos quintais, que está sendo perdido com o passar do tempo por conta da avanço da tecnologia”.
Como prêmio, as professoras receberão um notebook para a autora e um kindle para a coautora do projeto, além de R$ 30 mil para serem aplicados na escola. Segundo as professoras, “a proposta é fazer um espaço que beneficie a escola e a comunidade, trazendo um pouco mais de conhecimento, acolhimento para o nosso espaço. Será feito um pátio coberto, já que a escola é pequena e passa por grandes mudanças e não possui essa benfeitoria. Além disso, também será colocado pisos, bancos e bancada para um ambiente mais aconchegante, com aulas diferenciadas, formação para professores e uso apropriado da comunidade”.
Transvendo Escolas
O “Ciclo de Oficinas Literárias: Transvendo as Escolas” é um projeto selecionado pelo prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – edição 2023, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. As coordenadoras do projeto são as professoras Luana de Gusmão, do Câmpus Garopaba, e Marizete Spessatto, do Câmpus Florianópolis.
O objetivo do projeto é aprimorar as práticas pedagógicas e culturais desenvolvidas em sala de aula, a partir da integração da literatura às atividades curriculares, contribuindo, assim, para a melhora dos níveis de letramento dos estudantes da rede básica.
A primeira edição, realizada em 2023, de forma on-line, contou com a participação de 40 professores da rede básica de ensino de Garopaba. Em 2024, a parceria foi realizada com a Prefeitura de Paulo Lopes. Foram realizados encontros formativos durante um semestre, de forma presencial e com alguns encontros on-line.
Os participantes receberam kits formativos, contendo uma ecobag e livros que subsidiaram as discussões dos encontros presenciais e virtuais. Entre os livros distribuídos estiveram “Terra de Cabinha – pequeno inventário de meninos e meninas do sertão”, de Gabriela Romeu, autora que esteve em Garopaba neste ano, marcando a abertura do projeto em abril, no Câmpus Garopaba.
O referencial contou, ainda, com os seguintes títulos: “Da minha janela”, de Otávio Júnior; Caixinha de guardar o tempo, de Alessandra Roscoe, que também ministrou uma formação online no âmbito do projeto.
Mais resultados do projeto serão apresentados durante o V Seminário Educação, Leitura e Escrita (SELE), que será realizado de 4 a 8 de novembro. As inscrições já estão abertas no site do evento.
Para saber mais, acesse o site e o Instagram do projeto “Ciclo de Oficinas Literárias: Transvendo as Escolas”.