INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 jul 2024 15:32 Data de Atualização: 31 jul 2024 16:15
Estão abertas até 23 de agosto as inscrições para a maratona fotográfica Olha, Meu IFSC! Toda a comunidade acadêmica pode participar: estudantes, egressos, servidores permanentes e terceirizados e participantes de cursos de extensão do IFSC. As 23 melhores fotografias serão selecionadas e farão parte de exposição na Reitoria a partir do dia 23 de setembro, aniversário da instituição.
O objetivo da maratona é estimular a prática da fotografia pela comunidade do IFSC, trazendo um olhar sobre o cotidiano de cada câmpus e da Reitoria, divulgando a produção artística na linguagem da fotografia. Podem ser inscritas fotografias do entorno do câmpus, retratos sobre a vida no câmpus, rotinas estudantis, utilização dos espaços, salas, laboratórios, área de convivência, grêmio estudantil, celebrações e projetos.
A escolha das melhores fotografias será feita em duas etapas: na primeira etapa, a Comissão Organizadora fará a avaliação eliminatória, verificando se as inscrições e as fotografias estão de acordo com o regulamento. A segunda etapa será por votação do público, que escolherá a melhor fotografia de cada câmpus e Reitoria. A divulgação das 23 escolhidas será dia 23 de setembro, no aniversário do IFSC. As fotografias vencedoras serão impressas em formato A3 e expostas no hall da Reitoria.
A maratona fotográfica é um evento organizado pelo grupo de articulação de professores de Arte do IFSC, Pró-reitoria de Ensino (Proen) e Diretoria de Comunicação do IFSC. Uma live de lançamento da maratona foi realizada no canal do IFSC no Youtube dia 29 de julho.
Durante a live, o pró-reitor de Ensino Adriano Larentes da Silva explicou que o objetivo da maratona é valorizar a área de artes da instituição, buscando a formação integral dos estudantes. Ele explicou que vários concursos de fotografias já foram realizados pelos câmpus, mas este é o primeiro que vai abranger toda a instituição.
A professora de Artes Visuais do Câmpus Tubarão Patrícia Ramos Martins destaca que a maratona terá um tema abrangente, “que mostrará um olhar sensível sobre os câmpus e Reitoria”. Ela ressaltou a criação da página da maratona, que reunirá todas as informações e link para inscrição. Também destacou alguns dos principais pontos do regulamento, a serem observados pelos participantes:
- As fotografias poderão ser feitas com celular ou câmera fotográfica;
- Cada participante deverá inscrever apenas uma fotografia (inédita e de autoria do inscrito);
- Participantes com menos de 18 anos devem ter autorização dos pais, conforme regulamento;
- Participantes devem obter autorização das pessoas fotografadas, conforme regulamento;
- Serão desclassificadas pela Comissão Organizadora as fotografias que contenham imagens obscenas, pornográficas, façam apologia à pedofilia, ao crime, ao uso e defesa de drogas, ao nazifascimo ou reproduzam qualquer discurso de ódio e de discriminação por questões étnico-raciais, religiosa, de gênero ou orientação sexual, bem como façam difamação, ofensa ou calúnia contra indivíduo, instituições, organizações ou grupos.
Ao se inscrever, o participante deve ler atentamente todo o regulamento, disponível na página da maratona fotográfica, onde também pode encontrar o link para inscrições e contato, em caso de dúvidas.