Conselho Superior autoriza criação de comitê que vai organizar eleições para reitor e diretores-gerais

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 14 out 2024 18:12 Data de Atualização: 14 out 2024 18:16

O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, na reunião desta segunda-feira (14 de outubro), a resolução que dará início aos processos de escolha aos cargos de reitor e diretores-gerais dos câmpus. O processo eleitoral a ser deflagrado irá escolher os gestores para o período de agosto de 2025 a agosto de 2029.

O texto aprovado também prevê a criação do comitê especial que vai orientar, coordenar e acompanhar o processo eleitoral. O grupo será composto por representantes do Consup, do Gabinete da Reitoria e do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), além de representantes dos câmpus de cada uma das regiões (Sul, metropolitana, Oeste, central e norte).

As atribuições do comitê serão: organizar o processo seletivo de escolha de representantes para as comissões eleitorais (locais e central); preparar e encaminhar a documentação referente ao processo eleitoral à Comissão Eleitoral Central; acompanhar os procedimentos e ocorrências referentes ao processo eleitoral e atuar até a constituição da Comissão Eleitoral Central; e propor as regras para o processo de escolha dos futuros gestores. Esses trâmites deverão ser apresentados ao Consup na última reunião de 2024.

Recomposição do Consup

Também foi aprovado pelos conselheiros o texto do edital que regulamenta a recomposição do Consup, que tem vagas não ocupadas na atual composição. Serão escolhidos um representante docente suplente para o Câmpus São Miguel do Oeste, um representante técnico-administrativo titular com suplente de qualquer câmpus, um representante discente titular com suplente de qualquer câmpus, um representante suplente dos egressos e um representante discente suplente para o Câmpus Florianópolis. O prazo para inscrição de candidaturas será de 22 a 25 de outubro.

Outras pautas

Fundações – Representantes do grupo de trabalho responsável por regulamentar a relação do IFSC com as fundações de apoio apresentaram as propostas de três resoluções com essa finalidade, que irão substituir a normativa anterior de 2012. A primeira trata de forma mais ampla do relacionamento com as fundações e prevê a criação do comitê gestor da relação fundacional, estabelecendo regras para seleção, autorização/credenciamento, acompanhamento e avaliação, renovação ou recredenciamento e revogação ou descredenciamento. Essa normativa também estabelece indicadores objetivos do desempenho da fundação. A segunda trata mais especificamente da atuação das fundações em projetos e atividades do IFSC e contém esclarecimentos sobre os instrumentos jurídicos que acompanham os projetos ou atividades do IFSC, natureza dos projetos, fontes de financiamentos e outros aspectos. A terceira cria o Comitê Gestor de Relacionamento Fundacional. As três proposições foram aprovadas pelo Consup.

Criação e extinção de cursos – O Consup aprovou a extinção do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Urupema. O câmpus já iniciou a oferta do bacharelado em Engenharia de Alimentos, a partir de 2021, em parceria com o Câmpus Lages, para suprir a demanda na área e ampliar o número de atribuições do profissional egresso. Foi aprovada também a criação do curso técnico em laboratório de Ciências da Natureza integrado ao ensino médio, que terá 40 vagas e será ofertado pelo Câmpus São José a partir do primeiro semestre de 2025.

Gestão – Após o encaminhamento dos ajustes ao texto propostos pelos conselheiros, foi aprovado o Relatório de Gestão 2023. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) também apresentou esclarecimentos sobre a distribuição dos valores do orçamento no Plano Anual de Trabalho 2024 em função das atualizações possibilitadas pela recomposição orçamentária.

Ad referendum – Foram validadas as resoluções ad referendum 100, 101, 102, 108, 109 e 110/2024.

A 89ª reunião ordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação:
 

INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL