INSTITUCIONAL Data de Publicação: 17 ago 2020 19:07 Data de Atualização: 21 ago 2020 14:29
O Conselho Superior aprovou, em reunião realizada nesta segunda-feira (17), o Relatório de Gestão 2019. A apresentação do documento contou com a presença da reitora 2011-2020 Maria Clara Kaschny Schneider e pró-reitores da gestão anterior.
A elaboração do Relatório de Gestão foi coordenada pela Diretoria de Gestão de Conhecimento (DGC), com a participação das demais pró-reitorias e câmpus do IFSC. O coordenador de Planejamento e Avaliação Institucional, Oizes Vieira Mendes, apresentou o documento. Ele explicou que até 2017, os relatórios de gestão tinham como finalidade atender somente às determinações dos órgãos de controle. Porém, a partir de 2018, começaram a trazer as informações de forma mais concisa e atrativa, como uma forma de prestação de contas à sociedade. “É um documento que visa mostrar à sociedade uma visão clara dos principais objetivos da instituição, suas estratégias, como ela cria valor”, destaca.
O Relatório de Gestão compreende uma estrutura básica formada pela mensagem do dirigente máximo do IFSC; visão geral organizacional (missão, visão e valores); governança, riscos e alocação de recursos; resultados e desempenho de gestão; informações orçamentárias, financeiras e contábeis e anexos com informações adicionais.
Alguns dos resultados ganharam destaque, como o fato de o IFSC estar em segundo lugar no quesito verticalização na Rede Federal. O ano de 2019 registrou o maior número de pedidos de patentes por pesquisadores do IFSC, além da obtenção do primeiro registro de patente da instituição. Também foi o ano em que o IFSC recebeu o Selo Instituição Empreendedora Júnior, pelo percentual de empresas juniores criadas por alunos dos cursos de graduação e filiadas à Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc).
Números que também podem ser destacados são o total de alunos atendidos (43.055); a participação de interessados em processos seletivos (109.372 inscritos, uma média de 3,91 candidatos por vaga); R$ 8,4 milhões em recursos de TED e emendas orçamentárias aplicados; 435.578 pessoas atendidas em projetos de Extensão; aumento de 20% para 27% no percentual de docentes envolvidos em projetos de pesquisa e taxa de ocupação de 93% (relação entre capacidade de atendimento e número de matrículas).
A reitora 2011-2020 Maria Clara esclareceu algumas dúvidas dos conselheiros e parabenizou a equipe responsável pela elaboração do documento. Sobre o relatório de 2019, Maria Clara destacou o contingenciamento de recursos para custeio e investimento ocorrido ao longo do ano, o que resultou na alteração do planejamento de algumas áreas para manter o atendimento às atividades essenciais, como insumos para aulas práticas e recursos da Assistência Estudantil.
Também lembrou das obras nos câmpus Jaraguá do Sul – Rau e Criciúma, que foram paralisadas devido a problemas com a construtora, mas que foram retomadas por outra empresa e tiveram os recursos garantidos a partir de medidas administrativas e judiciais.
Outro destaque citado por Maria Clara foi a realização da Reditec, no Câmpus Florianópolis – Continente. “Tivemos menos recursos, mas conseguimos realizar o evento com custos menores graças aos nossos servidores e alunos. Foi um evento com a cara da Rede”, destaca. “Fico feliz de ter fechado a gestão dessa forma. Foram quatro anos de contenção orçamentária, em que a força dos gestores, servidores e estudantes foi importante para a construção coletiva do IFSC”, completa.
Os conselheiros fizeram questionamentos e sugestões, como a menção às eleições 2019 do IFSC no relatório. Após aprovação pelo Consup, o Relatório de Gestão 2019 será submetido aos órgãos de controle (Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União).
Atualização do regimento do Cepe
Outra pauta da reunião do Consup foi a atualização do regimento do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral, destacou que a atualização visa adequar o documento a resoluções posteriores do Conselho Superior (Consup) e à legislação atual.
Os conselheiros também debateram as eleições para o Consup e comissões institucionais, que vão ocorrer de 18 a 20 de agosto. O reitor pró-tempore, André Dalla Possa, destacou ainda a realização do Censo Covid-19, que deve ser respondido por servidores e estudantes até 28 de agosto. O Censo trará contribuições importantes para o Plano de Contingenciamento do IFSC relativo ao distanciamento social e volta das atividades presenciais.
A próxima reunião do Consup será em 28 de agosto, para a homologação das eleições dos novos membros do Conselho e comissões institucionais.
Veja no Youtube do IFSC a gravação completa da reunião.