INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 jun 2024 18:01 Data de Atualização: 24 jun 2024 18:11
O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, na reunião desta segunda-feira (24 de junho) a retomada do Calendário Acadêmico Unificado (CAU), suspenso pela Resolução 90/2024 em função da greve dos servidores.
Pela deliberação do Consup, o calendário poderá ser retomado a partir desta quinta-feira (27 de junho), com prazo máximo correspondendo à data de encerramento da greve que deverá ser definida pela assembleia do Sinasefe-SC marcada para quarta (26 de junho).
O Consup irá realizar reunião extraordinária em 8 de julho para discutir ajustes no CAU em função do período de suspensão.
Novos cursos
Os conselheiros aprovaram a criação de dois novos cursos. A especialização em Aprendizagem Ativa e suas Metodologias, do Câmpus Araranguá, será ofertado a distância a partir do primeiro semestre de 2025, com 40 vagas por turma e duração de 18 meses. Já o técnico em Gastronomia subsequente ao ensino médio, do Câmpus Florianópolis-Continente, é um ajuste de nomenclatura do técnico em Cozinha, atendendo atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Foi autorizada também a suspensão do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, do Câmpus Florianópolis, em função da priorização da oferta do curso de Engenharia Civil.
Acesso, permanência e êxito
Foi aprovado também, mediante ajustes sugeridos pelos conselheiros, o Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC (PEAPEE), documento elaborado para rever e atualizar planos anteriores de 2006 e 2018. O documento tem o objetivo de promover o acesso de estudantes à instituição, sua permanência e o êxito escolar, por meio de diversas ações institucionais como mapeamento de ações e projetos, diagnósticos e implementação de programas e projetos na área. O PEAPEE foi aprovado no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em abril e prevê, no cronograma de implantação, ações até outubro deste ano.
A 87ª reunião ordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação: