Em busca de novos conhecimentos e história pra contar, aluna do Câmpus Joinville inicia programa de intercâmbio no Canadá

INTERNACIONAL Data de Publicação: 05 set 2024 19:03 Data de Atualização: 06 set 2024 08:22

“Acredito que vai ser uma grande chance de aprendizado em todos os sentidos. Desde as experiências culturais até a parte acadêmica, tenho certeza que vou voltar pra casa com muitos conhecimentos novos e muita história pra contar.” É com esta expectativa que a estudante Giulia Fernandes da Silva, do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Joinville, viajou para o Canadá, nesta semana.

Ela foi selecionada pelo Programa de Cooperação Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie) para um intercâmbio de três meses na Universidade de Quebec em Trois-Rivières (UQTR). “Sempre tive o sonho de participar de um intercâmbio. Já tinha me inscrito em alguns antes, mas essa foi a primeira vez que me inscrevi em um do IFSC. Esse vai ser meu primeiro intercâmbio, mas se tudo der certo, apenas um dos que ainda vou fazer”, conta a estudante.

No Canadá, Giulia vai participar do projeto “Armazenamento de hidrogênio em ligas de alta entropia”, que pesquisa a síntese de ligas à base de titânio, zircônio, vanádio, cromo, manganês, ferro e níquel e suas propriedades de armazenamento de hidrogênio. “O projeto que irei desenvolver ainda é novo pra mim. E, pelas conversas que tive com o pessoal do laboratório, tenho certeza que, apesar de já ter feito leituras sobre o assunto, ainda tenho muito a aprender.”

Este vai ser só mais um desafio para Giulia, que teve que aprender francês em poucos meses. “A preparação foi bem difícil. Só depois de me inscrever descobri que o lugar onde ia ficar não tinha como primeira língua o inglês, mas sim o francês. Fiz uma leve preparação pra conhecer o idioma e não ficar 100% perdida, mas tenho certeza de que vai ser um baita desafio.”

Sobre seu alojamento em Trois-Rivières, Giulia conta que alugou um quarto numa casa de família, por recomendação de conhecidos, já que não conseguiu vaga nos dormitórios da universidade. Para auxiliar nas despesas de moradia, alimentação e viagem, Giulia foi contemplada com uma bolsa de R$ 20 mil reais.

Nesta 22ª edição, o Propicie disponibilizou quatro bolsas para dois estudantes de cursos técnicos e dois de graduação. As opções de projetos eram Canadá, Alemanha, Espanha, Finlândia e Portugal. O Programa é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior.

INTERNACIONAL CÂMPUS JOINVILLE