EXTENSÃO Data de Publicação: 10 jul 2024 17:44 Data de Atualização: 10 jul 2024 18:34
O estudante Vitor Stein, o egresso Paulo Pimentel Regueira e o professor de matemática Paulo Amaro dos Santos representaram muito bem o Câmpus Joinville na fase final da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif), sediada pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá. O evento aconteceu entre 23 e 26 de maio e reuniu estudantes de ensino médio técnico de todo país.
Paulo conquistou sua terceira medalha de ouro na Omif. Ele se formou no final do ano passado no curso técnico integrado em Mecânica e atualmente é aluno do curso de Engenharia Aeroespacial, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mesmo assim fez questão de representar o IFSC e garantir o bom desempenho em sua última olimpíada.
Aluno do 5º módulo do técnico integrado em Eletroeletrônica, Vitor estreou este ano na competição. E voltou animado com sua medalha de participação, com a experiência e os novos amigos. Para a viagem a Cuiabá, o estudante Vitor recebeu apoio do Programa Conexões para Inovar, da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC).
“Foi incrível participar da Omif. Fiquei alojado por três dias no IFMT Campus Cuiabá - Bela Vista, junto com colegas de todo o Brasil. Essa, acredito eu, foi a parte mais divertida pra mim. Fiz amigos lá que mantenho contato até hoje, e espero os encontrar nas próximas edições. Gostei das palestras que assisti. Participei de um minicurso de matemática e assisti a resolução comentada da prova. Tenho certificado de todas essas participações”, comemora.
Dentre os destaques da organização da Omif, Vitor também cita a inclusão para alunos com deficiência, com intérpretes de Libras durante as palestras e materiais adaptados em impressora 3D para as questões da prova que envolviam geometria. “Isso foi muito legal de se ver, e espero que se torne algo rotineiro.”
Quem também voltou animado da Omif foi o professor Paulo Amaro, que participa desde a primeira edição. Ele recebeu a medalha de colaborador. “É um evento muito legal, em que podemos fazer troca de experiência com colegas professores de todo Brasil, além de assistir a palestras com professores renomados na área”, avalia. Ele cita como exemplo o professor Sérgio Dantas, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que abordou o tema tecnologia da educação e ensino da matemática. “Foi muito bom conhecê-lo pessoalmente e participar das discussões sobre políticas públicas na educação”, comenta Paulo Amaro.
Além da equipe do Câmpus Joinville, o IFSC foi representado por mais cinco alunos, dos câmpus Canoinhas, Chapecó, Florianópolis e Xanxerê. Confira o desempenho:
Medalha de ouro
- Mundo Park - Câmpus Florianópolis
- Paulo Pimentel Regueira - Câmpus Joinville
Medalha de participação
- Juan Luca Da Rosa Schacke - Câmpus Chapecó
- Monalisa Da Cruz Matos - Câmpus Canoinhas
- Poliana Ap. Pazdziora - Câmpus Canoinhas
- Vicente Luzzi Seganfredo - Câmpus Xanxerê
- Vitor Stein - Câmpus Joinville