ENSINO Data de Publicação: 08 mai 2023 17:40 Data de Atualização: 26 mai 2023 00:07
A estudante Josiane Rocha, formada no curso técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), implantou uma horta mandala em sua propriedade rural, localizada na linha Lajeado Raul, em São Lourenço do Oeste. A implantação da horta foi realizada durante a disciplina de projeto integrador do curso técnico, além de ser um objetivo da estudante produzir seu próprio alimento de forma sustentável.
A horta mandala é uma forma de produção de alimentos de base ecológica que se caracteriza por ter centro circular, constituído de um reservatório de água para a criação de peixes ou um galinheiro. Em volta desse centro, são construídos canteiros seguindo esse formato. A implantação baseia-se na diversificação da produção e na redução de uso de insumos externos para consumo próprio da família, e a comercialização do excedente pode se tornar uma fonte de renda extra.
Do ponto de vista técnico, esse sistema utiliza práticas culturais que visam à melhoria da qualidade do solo, incluindo suas características físicas, químicas e biológicas. Entre essas práticas, destacam-se a cobertura vegetal e o fornecimento regular de matéria orgânica para as atividades bióticas, práticas que visam à ciclagem de nutriente, como a rotação de culturas, a consorciação de culturas (diversificação) e a manutenção da biodiversidade e dos inimigos naturais para manter o equilíbrio do agroecossistema.
Josiane conta que foi um grande desafio construir a horta, mas que está muito satisfeita com o resultado, pois reside no meio rural e sonhava em produzir seu próprio alimento de forma segura e saudável. “Hoje minha família possui uma diversidade muito grande de hortaliças, como alface, rúcula, brócolis, couve-flor, berinjela, repolho, pimentão, tomate, batata inglesa, abóboras, temperos diversos, dentre outros alimentos que são seguros, pois não utilizamos agrotóxicos nesse sistema”, comenta a estudante.
A professora Daiana Schmidt, engenheira agrônoma e orientadora do projeto, explica que as atividades práticas durante a formação do curso técnico em Agronegócio no IFSC são fundamentais para a formação do futuro profissional. Os projetos realizados pelos estudantes têm duração de um ano e envolvem identificação do problema, desenvolvimento de uma pesquisa no tema a ser trabalhado, planejamento e execução do projeto. Todas essas etapas proporcionam autonomia, capacidade de tomada de decisões e desenvolvimento de habilidades técnicas do futuro técnico em agronegócio. Segundo a professora, “a Josiane se dedicou muito neste projeto, estudou e realizou todas as etapas com muito profissionalismo. Hoje a incentivo a empreender nessa área, tornando-se uma produtora rural e comercializando seus produtos na comunidade”.
Além das atividades práticas de implantação da horta mandala, a estudante também realizou uma análise dos custos de sua produção, atividade esta que muitos produtores rurais não realizam. A análise de viabilidade financeira de qualquer atividade agropecuária, independentemente do tamanho, é fundamental para auxiliar na tomada de decisão dos produtores e evitar prejuízos