INSTITUCIONAL Data de Publicação: 17 set 2026 13:09 Data de Atualização: 17 set 2026 13:27
O IFSC Câmpus Lages realizou, na última terça-feira (15), um encontro com representantes da Coordenadoria Regional de Educação de Lages (CRE Lages) para o planejamento de ações conjuntas apresentadas à promoção de hortas urbanas e segurança alimentar nas escolas da Associação dos Municípios da Região Urbana da Serra (AMURES)
. estaduais da região. As atividades previstas para o mês de novembro e deverão contemplar práticas relacionadas ao cultivo de hortas urbanas e à educação alimentar no ambiente escolar.
Uma parceria construída a partir da prática
Segundo
o professor Bruno Dalazen Machado, do IFSC Câmpus Lages, a ideia de aproximar o trabalho de hortas urbanas com as escolas surgiu a partir de experiências que o câmpus já vem se desenvolvendo na área. "A parceria com a Coordenadoria Regional de Educação nasceu justamente do desejo de unir esforços: de um lado, o conhecimento e a experiência com hortas e segurança alimentar; de outro, a presença e a capacidade de mobilização das escolas. Assim, conseguimos transformar a horta em uma ferramenta de educação, participação e construção de vínculos com o território", explicou.
Educação que vai além da sala de aula
Para
o professor, trabalhar esses temas no ambiente escolar é fundamental para aproximar os estudantes das questões do cotidiano. "A horta é uma ferramenta pedagógica muito rica. Ela possibilita trabalhar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento de maneira prática e integrada, além de estimular o cuidado com o meio ambiente, a cooperação e a responsabilidade coletiva", destacou.
Bruno ressalta ainda a dimensão social do projeto. "Quando falamos de segurança alimentar, estamos falando também de acesso a alimentos de qualidade, de saúde, de sustentabilidade e de justiça social. Levar essa discussão para dentro das escolas ajuda a formar crianças e jovens mais conscientes sobre suas escolhas e sobre a relação entre alimentação, território e qualidade de vida."
Sobre a parceria
A iniciativa envolve servidores do IFSC Câmpus Lages e do CRE Lages, que atuam na cooperação das escolas estaduais da região serrana. Os escritórios e projetos planejados reforçam o compromisso do câmpus com a extensão e com o desenvolvimento social da Serra Catarinense.
Participaram do encontro, pelo IFSC Câmpus Lages, o professor Bruno Dalazen Machado, a professora Paula Ferreira, o professor José Mecabo, o servidor Fabio Junior e a servidora Janaina Muniz.